Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A verdadeira razão pela qual “não havia lugar para eles na hospedaria”

web3-nativity-scene-christ-is-born-in-a-manger-public-domain

PD

Philip Kosloski - publicado em 20/12/21

A "hospedaria", provavelmente, não era o que muitos pensavam

A história da Natividade de Jesus é muito familiar para a maioria de nós. Porém, algumas imagens podem obscurecer nossa visão do que realmente aconteceu 2.000 anos atrás. Em particular, há uma narrativa comum que descreve José batendo de porta em porta tentando encontrar um lugar onde Maria pudesse dar à luz Jesus.

O dono da hospedaria bate a porta na cara de José, dizendo que tudo estavaocupado. Por fim, José encontra um estábulo onde fica o gado e leva Maria para aquele lugar humilde, a tempo de Jesus nascer.

Embora seja uma história convincente, não corresponde ao relato bíblico ou ao texto grego original.

Lucas descreve o cenário: 

“Então ela deu à luz seu filho primogênito. Envolveu-o em panos e deitou-o na manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria.” 

(Lc 2,7)

A última palavra, “hospedaria”, é o que normalmente encoraja narrativas semelhantes à descrita acima. No entanto, essa não é uma tradução exata do grego.

Quarto de hóspedes

A palavra grega para hospedaria usada no texto original é kataluma  que pode ser traduzida como ‘quarto de hóspedes’, não uma pousada destinada a viajantes. Lucas usa a palavra pandokheion para este segundo tipo de acomodação, ou seja, uma pousada.

Além disso, Belém era a “cidade natal” de José. Então ele provavelmente tinha parentes lá e poderia se hospedar na casa de um deles.

E para ir direto ao ponto: poucos gostariam de dar à luz em algum tipo de motel público. As pousadas daquela época não tinham boa fama e Maria talvez quisesse privacidade para um acontecimento tão íntimo e importante.

Além disso, uma leitura mais cuidadosa do texto revela que José e Maria já haviam estado em Belém alguns dias antes do nascimento de Jesus:

“Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa, Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela.”

(Lc 2,4-6)

Segundo Lucas, o santo casal já estava hospedado em Belém quando a bolsa de Maria estourou. Em outras palavras, eles não estavam com pressa para encontrar um lugar para dormir na véspera de Natal, mas sim um local adequado com espaço e privacidade para o parto.

Como o censo romano obrigou todos a voltar para suas casas, a “pousada” ou “quarto de hóspedes” estava lotado. María e José tiveram que encontrar outro lugar.

As casas de camponeses tinham um estábulo

Estudos arqueológicos podem ajudar a ilustrar uma descrição mais precisa da aparência de uma casa em Belém e do lugar onde Maria provavelmente deu à luz.

“Uma típica casa judia daquela época tinha uma área perto da porta, muitas vezes com chão de terra, onde os animais da família eram mantidos durante a noite, para que não fossem roubados e para que o calor do corpo deles ajudasse a manter a casa aquecida durante o frio das noites.

A família morava e dormia em uma parte elevada da casa, atrás da porta. Geralmente havia também um quarto de hóspedes no segundo andar ou ao lado da sala comum da família no térreo. O normal é que na área próxima à porta houvesse uma manjedoura com comida e/ou bebida para os animais.”

Outra descrição explica:

“As casas dentro e ao redor de Belém frequentemente tinham grutas nos fundos da casa onde as famílias guardavam seu precioso boi ou animal de carga, para que não fosse roubado. O quarto de hóspedes ficava na frente da casa, o abrigo de animais na parte de trás.”

Então, Maria teria dado à luz em uma área mais privativa, onde os animais eram mantidos, e colocou Jesus no cocho ali.

Essa interpretação histórica do relato bíblico é bem diferente da narrativa com a qual muitos de nós crescemos, mas não diminui a humildade do nascimento de Cristo.

Jesus nasceu em um lugar onde o gado vivia, em uma simples gruta de camponeses em Belém. Ainda assim é uma cena linda, a mesma que mudou o mundo para sempre.

christmas-crib-figures-1060016_1920-2.jpg
Leia também:Onde nasceu Jesus?
Tags:
BíbliaHistóriaJesusMariaNatalSão José
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia