Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Cultura & Viagem
separateurCreated with Sketch.

Padre compõe música em homenagem a Fátima e à JMJ 2023

J-P Mauro - publicado em 06/01/22

Escrita por um padre sem educação musical formal, a música é interpretada por um finalista do 'The Voice Croatia'

Uma nova música em homenagem às aparições milagrosas de Fátima foi lançada em preparação à Jornada Mundial da Juventude de 2023. A música “Brighter Than the Sun”, escrita por um padre, reflete sobre o primeiro momento do encontro entre os três pastorinhos e Maria, a Mãe de Deus. A música foi gravada por Darija Ramljak, finalista da temporada de 2019 do The Voice Croatia.

Padre Thomas de Beyer

A música foi composta pelo Pe. Thomas de Beyer, que escreveu uma fenomenal “Missa Lucis” em 2020, apesar de não ter treinamento musical formal. Ele disse pensou em compor “Brighter Than the Sun” depois do anúncio da Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa. Com Lisboa tão perto de Fátima, ele se sentiu chamado a honrar o milagre de 1917. Padre de Beyer explicou em um comunicado de imprensa:

“Fátima nos mostra que Deus existe e que ele não é apático. Pelo contrário, o céu está altamente interessado na vida e salvação de todos. Nossa Senhora se voltou para as crianças em uma atitude de amor maternal de tal intensidade que, em certos momentos, elas foram preenchidos pelo amor que vinha do coração de Maria. Todos nós precisamos da luz da fé que nos conecta com a fonte da vida e nos leva por um bom caminho.”

“Mais Brilhante que o Sol”

A melodia estabelece um bom equilíbrio entre solene e vitoriosa à medida que se desenvolve dos versos ao refrão. A melodia, simples, remete à Igreja, enquanto a orquestração lhe dá uma toque marcante. A música se transforma na metade com a introdução de uma seção de percussão que lhe dá um toque agradável à medida que termina.

Não é pouca coisa compor uma partitura orquestral, especialmente quando o compositor não tem uma educação formal em música erudita. Padre Thomas disse que a música foi produzida três vezes antes de ficar como ele imaginava. No meio do processo, ele chegou a desistir, mas dois amigos o convenceram a seguir em frente.

“Eu ainda não sei por que eles tinham tanta certeza sobre [a importância da música]. De qualquer forma, no dia seguinte, retomei com intensa oração e harmonias completamente novas surgiram. Após uma intuição, enviei um e-mail para a Rádio Mir em Medjugorje e entrei em contato com uma excelente jovem cantora, Darija Ramljak – e aqui estamos nós.”

Darija Ramljak

A música é interpretada pela cantora Darija Ramljak, de 22 anos. Com uma voz que poderia estrelar um musical da Disney, Ramljak fala da importância da música e da mensagem de Fátima.

“Fátima significa para mim que o céu é real e a Virgem Maria está realmente aqui conosco. Na verdade, ela está nos ajudando com suas orações e nos dá muito amor e esperança. Estou realmente ansiosa pela Jornada Mundial da Juventude de 2023, em Lisboa. Eu realmente espero ver todos vocês lá.”

Tags:
ArteJMJMúsica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia