Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 08 Dezembro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Há algum problema em gostar demais de um animal de estimação?

DOG,

gostua | Shutterstock

Julio De la Vega Hazas - publicado em 16/01/22

Não se trata tanto de perguntar se estamos amando demais um animal, e sim se isso é um substituto para esconder a carência de amor pelas pessoas

Há algum problema em gostar demais de um animal de estimação? Seria possível resolver a questão respondendo simplesmente que “não”, mas, do ponto de vista moral, a pergunta não está muito bem formulada. Não se trata tanto de perguntar-se se estamos amando demais um animal, e sim se isso é um substituto de algo, um amor que esconde a carência de amor pelas pessoas. E esta carência pode ser ou não culpável, dependendo de muitas circunstâncias.

É muito difícil aqui estabelecer regras gerais. Em um extremo, podemos encontrar o amor de uma pessoa cega pelo seu cão-guia, que para ela é uma ajuda necessária e inestimável. No outro extremo, uma famosa atriz, sex symbol dos anos 70, vive atualmente cercada de cachorros, declarando que está profundamente decepcionada com os homens, sem perceber que esta atitude é consequência de uma vida irresponsável e fruto de um orgulho ferido.

A amizade (inclusive a particular amizade entre esposos, entre pais e filhos) só acontece realmente entre pessoas. Um animal, ainda que às vezes tenha reações semelhantes às humanas, não pode corresponder a uma amizade. É por isso que o Catecismo da Igreja Católica afirma que “pode-se amar os animais, mas não deveria desviar-se para eles o afeto só devido às pessoas” (nº 2418).

Animal de estimação e carência de afeto

É empobrecedor para a vida humana cobrir a carência de afeto com o afeto por um animal de estimação. Às vezes, vemos na rua uma senhora carregando um cachorrinho no colo, como se fosse um bebê, mas esta pode ser a prova visível de uma solidão que entristece a alma.

Inclusive comparando o amor ao animal com o amor às pessoas, pode-se dizer que o conceito de amor aqui está distorcido, porque é um amor possessivo; este tipo de amor não é ruim para com um animal, pois ele é realmente uma possessão nossa; mas é inadequado e egoísta com relação às pessoas.

Alguns poderiam objetar que existem solidões não buscadas. Pensemos no caso de uma senhora viúva, cujos filhos não lhe dão atenção. O mais lógico parece ser buscar a única companhia que ela pode ter à mão: um animal de estimação. Bem, mas uma coisa é não ter mais nenhum recurso, e outra é conformar-se com isso e fechar-se às pessoas, física e afetivamente, centrando-se no animal.

Esta pessoa poderia ser aconselhada a não abandonar os animais, mas também a buscar amizades. O livro do Gênesis já dizia: “Não é bom que o homem esteja sozinho” (2, 18). E o remédio para esta solidão não é um animal, mas as pessoas. Conformar-se com o animal não é um verdadeiro remédio, mas apenas um anestésico.

Tags:
AmizadeAmorAnimais
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia