Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 15 Agosto |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Ela achou que o celular tinha defeito, mas descobriu que os filhos não ligavam para ela

PHONE-REPAIR-Viral.jpg

Dolors Massot - publicado em 20/01/22

É uma cena que nunca deveria acontecer - e precisa ser divulgada para que nunca aconteça

Uma senhora idosa foi a uma loja de celulares porque fazia mais de um ano que seus filhos não lhe telefonavam. Ela achava que o celular estava com defeito.

“Não me atendem faz mais de um ano, e eu digo: ‘mas o que está acontecendo?’ Bom, o celular não está funcionando. Como é que os meus filhos não iriam falar comigo?”, considerou a senhora Aurora Hernández.

Um funcionário sem escrúpulos lhe pediu o equivalente a 150 reais para “consertar” o celular. Isto foi registrado pelas câmeras do estabelecimento. A senhora começou então a chorar, porque não tinha esse dinheiro. Quando ia sair da loja, outro funcionário foi ao seu encontro.

Aurora lhe explica: “Aquele rapaz me deu um preço muito alto, não tenho esse dinheiro. Eu só quero conversar com os meus filhos!”.

O segundo funcionário se ofereceu então para conferir de graça o telefone. Ele percebeu logo que não havia nada de errado com o celular da pobre mulher. Ela simplesmente não tinha nenhuma ligação no seu histórico. Ninguém telefonava para ela. Nem sequer os seus filhos.

O técnico resolveu telefonar para um dos filhos da mulher, de outro número, e pedir que ele e seus irmãos ligassem para sua mãe:

“Ela trouxe o celular aqui na loja para consertar porque achava que ele não funciona. Ela só quer falar com vocês. Não sei se você pode fazer esse milagre”.

O vídeo que conta essa história é uma obra de ficção, mas, infelizmente, se baseia em casos da vida real e nos recorda valores universais que não podemos esquecer: amor pelos pais, respeito pelos idosos, empatia pelos mais frágeis.

A história continua – e não vamos revelar o final. Confira o vídeo:

O Papa Francisco alerta contra o abandono dos idosos

O abandono dos idosos é um dos grandes flagelos da nossa sociedade. O Papa Francisco deu amplo destaque a esse problema, que, possivelmente, é um dos grandes temas do seu pontificado: não descartar as pessoas vulneráveis; não cometer contra elas o que ele chama de “cultura do descarte”. Francisco toca no assunto, por exemplo, em sua encíclica “Laudato sì‘”, no ponto 104.

Em 2015, ele declarou categoricamente que “abandonar os idosos é pecado mortal”. Cada um de nós deve considerar o que pode fazer na sua família, no seu bairro, na sua cidade, na sua paróquia, para que isso não aconteça.

Em 2014, o Papa também havia dito: “Quantas vezes os idosos são descartados com atitudes de abandono que são uma verdadeira eutanásia secreta!”

O vídeo da senhora idosa descartada pelos próprios filhos pode nos inspirar a agir em nome daqueles que mais precisam de nós. Já.

Tags:
Cultura do descarteFilhosIdosos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia