Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco aos pais: não condenem seus filhos com “orientações sexuais diferentes”

Papa Francisco na audiência de 26 de janeiro de 2022 menciona orientações sexuais diferentes e seus desafios na vida de família

Antoine Mekary | ALETEIA

Francisco Vêneto - publicado em 27/01/22

A orientação sexual não foi o tema central da audiência, mas Francisco a mencionou entre as situações que exigem diálogo de pais e filhos

O Papa Francisco abordou de passagem um delicado e importante aspecto da relação entre pais e filhos, durante a audiência geral desta quarta-feira, 26 de janeiro, no Vaticano: ele pediu aos pais para não condenarem seus filhos com “orientações sexuais diferentes”.

A orientação sexual não foi o tema central da audiência: o Papa falava de como o exemplo e a intercessão de São José na vida familiar pode ajudar pais e filhos a encarar e resolver dificuldades, discordâncias e conflitos humanos. Ao mencionar exemplos, ele citou desde situações de doença até mortes em acidentes de carro, passando por desafios na escola e pelas dificuldades que muitos pais sentem para lidar com “orientações sexuais diferentes” de um filho.

Francisco declarou que pensa “em tantas pessoas que são esmagadas pelo peso da vida e não podem mais esperar ou orar. Que São José as ajude a abrir-se ao diálogo com Deus para encontrar luz, força e paz”. Ele acrescentou que também pensa “nos pais diante dos problemas de seus filhos: crianças com muitas doenças, crianças doentes, inclusive com doenças permanentes – quanta dor existe ali! Pais que veem orientações sexuais diferentes nos seus filhos; como lidar com isso e acompanhar os filhos e não se esconder na atitude de condenação”.

O Papa prosseguiu, citando outras circunstâncias que exigem muita fortaleza na família:

“Pais que veem seus filhos partirem por causa de uma doença e, ainda mais triste, e vemos isso todos os dias nos jornais, filhos que se envolvem em confusões e acabam morrendo em acidentes de carro. Pais que veem seus filhos não progredirem na escola e não sabem como… Tantos problemas dos pais! Vamos pensar nisso: como ajudá-los”.

Francisco finalizou:

“A esses pais eu digo: não tenham medo. Sim, existe dor. Muita. Mas pensem no Senhor, pensem em como José resolveu os problemas e peçam a José para ajudar vocês. Nunca condenem um filho”.

Tags:
FilhospaisPapa FranciscoSexualidade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia