Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 15 Agosto |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Este homem foi esfaqueado, mas o criminoso salvou a vida dele

Matthieu Noli

© MN

Lauriane Vofo Kana - publicado em 03/02/22

Depois de três semanas no hospital, Matthieu Noli era um outro homem

Nove palavras e um apelo: “Não quero morrer, Senhor, me dê uma segunda chance.” Matthieu Noli nunca esquecerá essas palavras que ele repetiu pelo menos cem vezes há 20 anos.

Era um fim de semana comum. Na noite de 31 de agosto de 2001, ele saiu para visitar um amigo em Toulouse, França. Depois de uma noite surpresa com outros amigos, ele partiu para encontrar um lugar para passar a noite.

“Lembrei-me apenas de uma coisa: meu amigo morava em cima de um restaurante perto da Praça do Capitólio. Então, perguntei o caminho à primeira pessoa que vi, e depois a uma segunda pessoa… até conhecer esse cara.”

O estranho, que era alto, barbudo e com um rosto ligeiramente angular, não era muito amigável. “Desejei-lhe uma boa noite e disse-lhe que estava procurando um endereço, e ele me mandou fazer as malas. Fiquei com raiva e cometi o erro de insultá-lo. Ele respondeu: ‘O que você quer de mim?’”

O homem então esfaqueou Matthieu no abdômen e na garganta.

A princípio, Matthieu não notou a gravidade de seus ferimentos, mas depois percebeu que estava perdendo muito sangue. Ele conseguiu caminhar até um carro da polícia, momento em que os policiais vieram em seu auxílio e pediram socorro.

Uma segunda chance

Com um pulmão perfurado e um corte profundo no pescoço, o prognóstico de Matthieu não era bom. A qualquer momento, a cama de hospital poderia se tornar seu leito de morte. 

Matthieu Noli decidiu, então, mergulhar na oração. “Eu disse a Deus: ‘Senhor, posso fazer algo de bom em minha vida, me dê uma segunda chance…’ e minha oração foi ouvida.”

Depois de três semanas no hospital, ele era um homem mudado.

“Minha segunda vida começou com uma jangada composta de três tábuas: fé (que se tornou verdadeiramente viva), amor e escrita.”

Vocação

Matthieu tinha viajado muito até então e tinha experiências profissionais variadas em diferentes áreas. Portanto, decidiu arriscar-se na vocação que sempre o seduziu: escrever. “Sobreviver a esses esfaqueamentos não me tornou um super-homem, continuo cheio de fraquezas. Gosto da oração do peregrino russo e de Santa Teresinha”, diz ele.

Duas décadas depois, Matthew Noli infunde em seus livros a alegria de acreditar no que o habita. Ele chega até a fazer um personagem em seu último romance, La Conversion d’Arthur Grandin. Assim, dá voz à fé que o motiva. “Temos a fé alegre de quem se cobre com o manto de fraquezas compartilhadas, a fé pacífica de quem sabe que a caridade prevalecerá no final e a fé leve de quem acredita que Ele virá para nos levantar. ” 

Quando perguntado se ele tem algum ressentimento contra a pessoa que o esfaqueou, Noli responde rindo: “Em algum momento, essa pessoa salvou minha vida!”

Tags:
SuperaçãoTestemunhoVocação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia