Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 15 Agosto |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Padre especialista em combate a abusos alerta: “há criminosos entre nós”

Pe. Hans Zollner é especialista no combate a abusos na Igreja

Salt and Light | Youtube

Francisco Vêneto - publicado em 04/02/22

Segundo o pe. Hans Zollner, muito trabalho está sendo feito, mas ainda devem ser tomadas medidas para purificar a Igreja

O padre Hans Zollner, especialista no combate aos abusos sexuais na Igreja, adverte:

“Existem criminosos entre nós. Por esta razão, ainda devem ser tomadas medidas para purificar a Igreja”.

O sacerdote jesuíta é presidente do Instituto de Antropologia, Estudos Interdisciplinares sobre Dignidade Humana e Cuidados às Pessoas Vulneráveis, ​​da Pontifícia Universidade Gregoriana.

Comentando recentemente a publicação de um relatório sobre abusos ao longo de décadas na diocese alemã de Munique e Freising, ele reconhece que já está sendo feito muito trabalho em matéria de prevenção, principalmente na formação de sacerdotes, religiosos, catequistas e colaboradores, mas também admite:

“Devemos aprender a ser mais responsáveis”.

Ele considera que houve “ocultação e encobrimento de casos, omissões e indiferença por parte de hierarquias e funcionários diocesanos, que não tomaram as medidas exigidas pelo direito canônico”. Por isso mesmo, propõe:

“Após a publicação dessas investigações, devemos começar a ouvir as vítimas. E seria necessário mudar as relações de poder na Igreja, que deveriam ser mais partilhadas e menos autoritárias, e abertas ao escrutínio, com a possibilidade de serem julgadas por outros especialistas fora da esfera católica”.

Ao advertir sobre o fato de que “existem criminosos entre nós”, o jesuíta comenta que, em todas as regiões do mundo, há uma pequena porcentagem de padres que são abusadores. Ainda que seja pequena, continua sendo gravíssima, pois não deveria existir abusador nenhum. “Por esta razão, ainda devem ser tomadas medidas para purificar a Igreja”, enfatiza ele, que, falando ao jornal italiano La Stampa, desabafou:

“Estamos devastados com a magnitude dos números e com a continuação dessa violência ao longo de décadas”.

Tags:
Abusos SexuaisIgreja CatólicaPadres
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia