Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A primeira reação de Bernadette quando a Virgem apareceu para ela

Nossa Senhora de Lourdes

Maria.Ratta | Shutterstock

Mathilde de Robien - publicado em 11/02/22

Neste 11 de fevereiro de 2023, a Igreja celebrou o 165º aniversário da primeira aparição em Lourdes da Virgem Maria a Bernadette Soubirous, então com 14 anos

Na manhã daquela quinta-feira, 11 de fevereiro de 1858, Bernadette foi recolher pedaços de madeira perto do canal do moinho Savy na companhia de sua irmãzinha Marie, chamada Toinette, e sua amiga Jeanne Abadie. Jeanne e Toinette atravessaram o canal andando na água gelada, mas Bernadette – que havia prometido à mãe não pegar resfriado por causa da asma – hesitou em atravessar o curso d’água. Permaneceu no ilhéu em frente à gruta procurando (em vão) outra passagem.

Ao começar a levantar-se para se juntar às companheiras, ouviu duas vezes o som de “uma rajada de vento”. Ela ficou surpresa, porque não havia o menor movimento no ar. Ele então se virou para a pradaria para verificar e, de fato, as árvores permaneciam imóveis. Ergueu então os olhos para a gruta e ali, num nicho da rocha, viu uma figura feminina que mais tarde descreveria da seguinte forma:

Uma Senhora vestida de branco: ela tinha um vestido branco, um véu branco, um cinto azul e uma rosa amarela em cada pé.

Descrença, medo, então uma grande paz

Bernadette esfregou os olhos, achando que estava sendo enganada, mas a Senhora estava sempre ali e sorria docemente para ela. A criança então colocou a mão no bolso e pegou o rosário. Então ela levantou a mão para fazer o sinal da cruz, mas não conseguiu levar a mão à testa, pelo contrário, o membro caiu ao longo do corpo.

Nesse momento a Virgem, como se quisesse dar-lhe um exemplo, foi a primeira a fazer o sinal da cruz. Bernadette tentou novamente, e desta vez ela conseguiu. Ela teria dito:

Assim que fiz o sinal da cruz, a grande confusão que sentia desapareceu. Ajoelhei-me e rezei o terço na presença da bela Senhora.

A Virgem também correu as contas do rosário entre os dedos, mas sem mover os lábios. Terminada a oração, a Senhora fez-lhe sinal para se aproximar, mas a menina não se atreveu. Então a visão desapareceu abruptamente.

Esta foi a primeira das 18 aparições da Virgem Maria a Bernadette Soubirous na caverna de Massabielle: a última teria ocorrido em 16 de julho de 1858.

Tags:
MariaMilagreSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia