Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 23 Maio |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Especialistas brasileiros reconstroem o rosto de São Vicente de Paulo

St. Vicent Paul

Cortesia / Cícero Moraes

Rosto reconstituído de São Vicente de Paulo

Ricardo Sanches - publicado em 15/02/22 - atualizado em 15/02/22

Trabalho foi feito com base nas imagens do crânio do santo e envolveu pesquisadores da área da saúde e peritos forenses

A ideia de reconstruir o rosto de São Vicente de Paulo foi do hagiólogo José LuísLira, que também é escritor, professor universitário e pós-doutor na área do Direito. Durante pesquisas para um artigo, ele se deparou com imagens do crânio do santo e pensou: “Por que não tentar reconstruir o rosto de São Vicente a partir daquelas imagens?”

O professor, então, conseguiu autorização para o uso das raras imagens junto à DePaul University, em Chicago, nos Estados Unidos, e da Congregação da Missão, que deu aval para o projeto.

“Em 2016 seriam os 440 anos de nascimento de São Vicente. Então, pensei na possibilidade da reconstrução facial do santo para aquele evento. Busquei então o amigo Cícero Moraes, um dos maiores especialistas em reconstrução facial e designer 3D, internacionalmente conhecido, e perguntei se aquelas imagens dariam para uma reconstrução facial”, explica Lira, que obteve resposta positiva do designer.

O trabalho de reconstrução do rosto de São Vicente de Paulo contou com uma equipe de dez profissionais, entre eles especialistas forenses e da área de saúde. Todos os envolvidos estão ligados a universidades, institutos médicos legais e com experiência na área.

A reconstituição da face do sacerdote francês que morreu em 1660 ficou a cargo do designer 3D Cícero Moraes, que, com a ajuda da tecnologia, já reconstituiu rostos de outros santos, entre eles Santo Antônio de Pádua e São Valentim.

“Uma vez que nós tínhamos as imagens do crânio, a gente enviou apenas as imagens para oito especialistas da área médica, de cirugia e odontologia no campo forense. Eles foram unânimes em dizer que era um homem em idade avançada, de ancestralidade europeia e que tinha uma deficiência na região da maxila, além de uma protuberância na região da mandíbula. Utilizamos sete imagens do crânio para fazer a reconstituição no campo tridimensional”, explica Moraes.

St. Vicent Paul
Imagens do crânio de São Vicente de Paulo basearam a reconstituição

Os pesquisadores acreditam que o resultado a que eles chegaram é bem compatível com a única imagem que se tem de São Vicente de Paulo até então: o desenho do pintor francês Simon François de Tours, que foi feito sem o aval do sacerdote.

“O resultado é muito compatível com a pintura clássica do santo, o que evidenciaria que se trata da mesma pessoa. Só não podemos afirmar com 100% de certeza porque não tivemos acesso aos restos mortais”, afirmou o designer.

St. Vicent Paul
Face reconstituída de São Vicente de Paulo

O hagiólogo José LuísLira destaca as características da face do santo que mais lhe chamaram a atenção:

“O olhar, o envelhecimento, pois a outra imagem não foi contemporânea à morte do santo, que se deu aos 79 anos e a reconstrução está com essa idade e características, além e principalmente, da questão da boca do santo. Seus dentes superiores eram mais pra dentro que o normal e o queixo mais avantajado. Havia uma retrusão e isso não ficou claro nas imagens anteriores. Eu fiquei muito feliz com o resultado e até refleti que Deus busca é a beleza interior, como o fez em São Vicente, em Santa Teresa de Calcutá, em Santa Dulce dos Pobres e em tantos outros santos e santas.”

Comparação entre a pintura de Tours e o rosto reconstituído de São Vicente / Cortesia Cícero Moraes

Depois de mais 360 anos da morte de um dos santos mais queridos da Igreja, seus devotos agora podem contemplar uma imagem do padroeiro da caridade mais próxima da real.

O resultado do trabalho foi apresentado oficialmente aos fiéis na Catedral Nossa Senhora da Penha da França, município de Crato, CE.

“O devoto de São Vicente terá uma imagem fiel dele e poderá se emocionar ao contemplar, tantos anos depois, a face iluminada de São Vicente de Paulo. Quando uma Filha da Caridade amiga minha viu a imagem, agradeceu a mim e à equipe e disse: ‘Foi muito emocionante ver a foto do meu pai São Vicente’. Além de uma realização pessoal, manifestações como estas compensam todo o trabalho”, conclui Lira, o idealizador do trabalho.

Tags:
CiênciaIgrejaSantostecnologia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia