Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 25 Junho |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Ex-prior acusado de abusos sexuais contra monges vira réu em MG

sacerdotes

ChiccoDodiFC | Shutterstock

Reportagem local - publicado em 15/02/22

O ex-superior do mosteiro foi acusado de abusos contra ao menos oito monges no período de 2011 a 2018

Ernani Maia dos Reis, ex-prior acusado de abusos sexuais contra monges, virou réu e, se condenado, poderá sofrer uma pena de 2 a 6 anos de reclusão pelos crimes que, segundo a acusação, teria cometido entre 2011 e 2018. Foram identificadas oito vítimas, que têm de 20 a 40 anos de idade, todas do sexo masculino. O ex-prior também é acusado de assédio moral contra mais onze pessoas, das quais dez são mulheres.

A denúncia contra Ernani por violência sexual e assédio moral e sexual foi aceita pela Justiça de Minas Gerais por decisão do juiz Roberto Troster Rodrigues Alves, da comarca de Monte Sião. Situava-se naquela cidade o mosteiro Santíssima Trindade, no qual teriam sido perpetrados os crimes atribuídos a Ernani. De acordo com o chanceler arquidiocesano de Pouso Alegre, MG, pe. Jésus Andrade Guimarães, o mosteiro da Santíssima Trindade foi extinto. Dos seus antigos monges, alguns deixaram a comunidade e outros deram início a uma nova fundação, a Associação Comunidade Santíssima Trindade.

Ernani Maia dos Reis já tinha se afastado da comunidade em 2018. Segundo o arcebispo de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, o ex-prior solicitou a formalização da sua renúncia ao sacerdócio católico, pedido acatado pelo Papa Francisco em outubro de 2021.

Em depoimento de 7 de dezembro de 2021 ao delegado Daniel Leme Amaral, de Monte Sião, o ex-prior afirmou que as relações sexuais que manteve foram consentidas e não configurariam abuso, além de dizer-se “surpreso” com as acusações, as quais ele nega.

Tags:
Abusos SexuaismongesReligiosos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia