Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

O filme de Mark Wahlberg sobre o padre sem medo: “Você lembra qual é missão de Deus?”

Mark Wahlberg como Padre Stu

Sony Pictures - Fair Use

Francisco Vêneto - publicado em 15/02/22

"Queríamos ser brutalmente honestos. Você lembra qual é a missão de Deus, certo? Ele 'não veio para salvar os justos'"

O próximo filme de Mark Wahlberg sobre o “padre sem medo” continua rendendo grandes expectativas para o lançamento da produção, agendado para 15 de abril, Sexta-Feira Santa.

Trata-se de “Padre Stu”, baseado na história real do ex-boxeador norte-americano Stuart Long, que acabou descobrindo a vocação ao sacerdócio, foi ordenado aos 43 anos de idade e morreu aos 50, em 2014, em decorrência de uma grave e rara doença muscular.

De encrenqueiro a clérigo

O próprio Mark Wahlberg resume a trajetória de Stuart Long como “de encrenqueiro a clérigo”. Wahlberg interpretará o protagonista, chamado carinhosamente de pe. Stu. Por sua vez, Mel Gibson interpretará Bill Long, o pai do boxeador que vira padre – o “padre sem medo”.

Além de boxeador, Stuart também foi ator, professor e administrador de museu antes de descobrir a vocação sacerdotal. Ele viveu uma densa experiência espiritual em pleno hospital depois de um atropelamento que o levou a encarar a morte de muito perto. Convertendo-se à Igreja Católica, pois nem mesmo era católico até então, ele conta ter sentido o chamado ao sacerdócio no mesmo dia em que recebeu o sacramento do batismo.

No seminário, Stu passou por uma cirurgia para retirada de um grande tumor no quadril – ocasião em que recebe o diagnóstico médico de miosite por corpos de inclusão. Trata-se de uma doença inflamatória que provoca danos musculares e enfraquecimento gradual. Este quadro acelerou a morte do pe. Stu, que partiu desta vida apenas 7 anos depois de ter sido ordenado sacerdote.

Uma mensagem que todos precisam escutar

Mark Wahlberg, que também é católico, testemunhou em entrevista à rede EWTN em 10 de fevereiro:

“Acho que é uma história e uma mensagem que todos precisam escutar. Se conseguirmos [impactar] mais uma pessoa, se plantarmos mais uma semente… mesmo que demore 50 anos para chegar lá e impactar mais alguém, já estamos fazendo o nosso trabalho”.

O pe. Bart Tolleson, que conheceu e foi amigo do pe. Stu, declarou a respeito do “padre sem medo”:

“A cruz da sua doença foi a sua maneira mais poderosa de servir às pessoas. Ele era incansável no seu serviço e nosso Senhor lhe deu muitos dons belíssimos, de conselho, de administrar os sacramentos. Ele não tinha medo, mesmo sendo limitado”.

Mark Wahlberg também conheceu pessoalmente o padre Stu, em 2016, durante um jantar com outros dois padres. O ator se impressionou com a resiliência do pe. Stu no meio de tanto sofrimento:

“A história dele me dá muita esperança, porque a morte é inevitável. A doença, todas essas coisas são inevitáveis. Vamos ter que enfrentá-las (…) À medida que o físico dele começou a definhar, a espiritualidade dele simplesmente se elevou. Isso permitiu que ele se aproximasse de Deus por meio do sofrimento. E deu a ele a capacidade de compartilhar isso com outras pessoas de um jeito muito honesto, que foi muito bom de contar”.

A cruz dos pais de Wahlberg: “pergunto a Deus ‘por quê?'”

Para o ator, a história do “padre sem medo” foi um auxílio para lidar com o sofrimento do próprio pai, que teve câncer:

“O meu pai era o cara mais forte que eu já vi. Mas, de repente, eu vi meu pai numa cadeira de rodas sem conseguir andar, e nós tivemos que cuidar dele. Ele morava numa clínica. Eu finalmente o entendi”.

Além de tentar aliviar o sofrimento do pai, Wahlberg ainda perdeu a mãe durante as gravações de “Padre Stu”. O ator afirmou que a sua dor se manifesta no filme:

“Obviamente, eu fui às missas, e tudo, e consegui digerir um pouco. Mas deixei muita coisa trancada por dentro. Aí eu fui filmar a cena em que pergunto a Deus ‘por quê?’, antes de me arrastar até o altar. Foi uma gravação de, provavelmente, 15 minutos, e tudo se encaixou”.

Qual é a minha missão?

Mark Wahlberg testemunhou, ainda, que a sua fé católica o motiva com força a realizar o filme:

“Estou pagando por todas as bênçãos que recebi. Sei que Deus não me colocou nesta posição para me esquecer de onde eu venho. Eu sempre perguntei: ‘Certo, qual é a minha missão? Qual é o meu propósito?’. Isso é plantar a semente, deixá-la florescer e depois usá-la para semear mais ainda a Sua Palavra”.

A iniciativa de filmar a história do “padre sem medo” exigiu cerca de seis anos de trabalho: Wahlberg queria achar o roteirista certo e fez muita oração a Deus pelo sucesso do filme. A roteirista escolhida por Rosalind Ross, que, segundo Wahlberg, “fez um trabalho incrível captando a essência de quem era o pe. Stu e de como ele influenciou as pessoas que o conheceram. Eu espero, com este filme, que mantenhamos vivo o seu legado e continuemos as suas boas obras”.

O ator alerta: existem momentos em que o filme usa linguagem obscena: “Queríamos ser brutalmente honestos. E queremos que este filme não seja exclusivo para católicos e pessoas devotas. Ele é inclusivo, para todos… Você lembra qual é a missão de Deus, certo? Ele ‘não veio para salvar os justos’…”.

Tags:
ConversãoPadresTestemunhoVocação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia