Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 26 Setembro |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Carnaval 2022 cancelado: que impacto isso tem na Quaresma?

shutterstock_1910288263.jpg

Shutterstock

Ricardo Sanches - publicado em 16/02/22

A resposta é: nenhum! Mas aproveite para entender por que a realização da Quaresma não depende do Carnaval

Devido ao avanço da variante Ômicron e o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, muitas cidades decidiram cancelar ou adiar os desfiles e festejos do Carnaval 2022. São os casos de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Outros municípios, como Campo Grande, até suspenderam o feriado do dia 1.º de março (terça-feira de Carnaval).

Diante deste cenário, teve gente que chegou até a imaginar que o cancelamento do Carnaval 2022 pudesse interferir nas datas da Quaresma. Mas, obviamente, não há alteração nenhuma no período religioso.

Carnaval não interfere na Quaresma

A Quaresma e a Páscoa estão entre as celebrações “móveis” da Igreja, ou seja, não têm data fixa, como o Natal, que é celebrado sempre no dia 25 de dezembro.

De fato, o início da Quaresma – tradicionalmente após o Carnaval – depende, em primeiro lugar, da definição do dia da Páscoa, não do próprio. O filósofo Vanderlei de Lima, em artigo já publicado aqui na Aleteia, explica:

“A data da Páscoa não é calculada pelo calendário solar comum, mas, sim, pelo antigo calendário lunar, conforme prescrito no livro bíblico do Êxodo 12,1-14…É preciso observar, antes de tudo, o equinócio da Primavera (momento no qual o sol corta a Linha do Equador tornando os dias iguais às noites). Isso se dá duas vezes no ano: 21 e 22 de março, no hemisfério norte, e 22 e 23 de setembro no hemisfério sul. A nós interessa, é óbvio, só a primeira data, uma vez que as regras para a data da Páscoa foram elaboradas no hemisfério norte. Pois bem, basta tomar uma folhinha comum e nela observar a última lua nova anterior ao equinócio da Primavera. Feito isso, é só contar o tempo entre duas luas novas consecutivas o que dará 29 dias, 12 horas, 40 minutos e dois segundos. O primeiro Domingo após o 14º dia da primeira lua nova posterior ao equinócio da Primavera será a data da Páscoa cristã.”

Depois de se chegar à data da Páscoa, é preciso fazer mais alguns cálculos para definir o início da Quaresma:

“Uma vez encontrada a data da Páscoa, contem-se seis semanas anteriores ou 42 dias. Desse total de dias, retirem-se os seis Domingos, dado que neles não se faz jejum ou penitência. Temos, assim, 42-6 = 36. Contudo, como a Quaresma, segundo o próprio nome sugere (cf. Mt 4,1-11; Mc 1,12-13; Lc 4,1-13), compõe-se de 40 dias, acrescentam-se aos 36 dias mais quatro anteriores; ou seja, da quarta-feira, dita de Cinzas, ao sábado. Ora, o Carnaval ocorre, então, nos 4 dias anteriores à quarta-feira de Cinzas.”

Em 2022, a Páscoa será celebrada no dia 17 de abril, e a quarta-feira de Cinzas no dia 2 de março.

Carnaval durante ou depois da Quaresma: nada de confusão

Com a alteração na data dos desfiles das escolas de samba, muitas cidades festejarão o Carnaval depois ou bem no meio da Quaresma.

Em Vitória, ES, os desfiles devem ser realizados nos dias 7, 8 e 9 abril, vésperas do Domingo de Ramos. Em nota, a Arquidiocese da capital alertou os fiéis sobre a realização do Carnaval durante a Quaresma:

“Isso não deve nos afetar ou confundir, enfraquecendo o nosso Espírito Quaresmal e, tão pouco, desviar o nosso caminhar para uma Semana Santa dentro do Espírito Evangélico.”

Tags:
BrasilCovidQuaresma
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia