Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 25 Junho |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Imagem submersa de Nossa Senhora do Carmo é encontrada na Espanha

Our Lady Carmel

Gentileza de Pablo Perales

Miriam Esteban Benito - publicado em 17/02/22

Os mergulhadores ficaram surpresos ao encontrar a estátua da "Rainha dos Mares" entre um amontoado de algas marinhas

A Unidade de Mergulho Ferrol da Marinha Espanhola estava treinando na costa noroeste da Espanha quando os mergulhadores foram surpreendidos por um achado de grande beleza.

A Unidade de Mergulho pertence ao grupo de unidades operacionais da Força de Ação Marítima. Entre as suas diferentes atribuições, tem a responsabilidade de proteger o “Patrimônio Arqueológico Submerso”, localizando e registrando todo o material encontrado na área marítima sob jurisdição do Comando de Ação Marítima Ferrol.

Entre os mergulhadores estava Pablo Perales, que conversou com a Aleteia e nos contou em primeira mão sobre a surpreendente descoberta.

Uma estátua misteriosa

A Unidade de Mergulho Ferrol estava realizando atividades de treino físico naquela área, quando no fundo do mar, a cerca de 10 metros de profundidade, encontrou outros dois mergulhadores que, ao que tudo indica, moravam na região. Eles indicavam, por gestos, que queriam lhes mostrar alguma coisa. Então, levaram a equipe até uma caverna, que tinha uma estátua de Nossa Senhora do Carmo na entrada.

A estátua branca, entronizada como a Rainha dos Mares entre um amontoado de ervas e algas marinhas, destacou-se impressionantemente. Não se sabe a origem da imagem, nem como ela chegou lá. Sabe-se apenas que os mesmos moradores que mostraram a estátua à unidade de mergulho da Marinha espanhola encontraram a estátua meio enterrada na areia, naquele mesmo local.

Nossa Senhora do Carmo é a padroeira dos pescadores e da marinha espanhola. Por esta razão, ela é chamada de Rainha e Estrela do Mar (“Stella Maris”). Em muitas vilas e cidades da costa espanhola, sua festa é celebrada com peregrinações marítimas em 16 de julho.

Uma tradição de estátuas submersas

Estátuas colocadas debaixo d’água é uma espécie de tradição em todo o mundo. Somente na Espanha, existem inúmeras imagens de vários títulos da Bem-Aventurada Virgem Maria que povoam o fundo do mar. Algumas são levadas à terra para serem veneradas com grande fé e devoção por grupos de mergulhadores. Outras, como esta da Ria de Marín, permanecem sempre debaixo d’água.

De fato, as diferentes invocações da Virgem no fundo do mar têm grande popularidade em todo o mundo. Os lugares onde estão colocadas foram e são um local de oração para muitos devotos.

Então, que a escultura submersa de Nossa Senhora do Carmo encontrada na Ria de Marín, na agradável imensidão do mar, nos inspire a curvar-nos com reverência diante da sua imagem sagrada e vê-la como nossa Mãe e Padroeira, “Estrela do Mar”.

Tags:
DevoçãoMariaNossa Senhora
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia