Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 23 Maio |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Santuário de Aparecida recebe Romaria do Terço dos Homens

APARECIDA

a12.com

Ricardo Sanches - publicado em 17/02/22 - atualizado em 17/02/22

A maior peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida volta a ser presencial, mas com mudanças

A Romaria Nacional do Terço dos Homens volta a ser realizada presencialmente no Santuário Nacional de Aparecida. Em 2021, por causa da pandemia, o evento aconteceu de forma virtual.

O encontro acontece entre os dias 18 e 20 de fevereiro e reúne grupos de homens que rezam o terço em suas comunidades em todo o Brasil. Neste ano, o tema da XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens será: “Na Casa da Mãe, renovamos o compromisso missionário”.

“O tema deste ano nos faz pensar principalmente que a participação na comunidade é fundamental também para o Terço dos Homens. De alguma maneira a Romaria do Terço é uma resposta ao pedido do Papa Francisco, que nos chama à sinodalidade, a caminhar juntos, nos chama a comunhão”, explicou o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo.

A Romaria Nacional do Terço dos Homens é a maior peregrinação que o Santuário de Aparecida acolhe. Em 2020, por exemplo, 80 mil devotos se reuniram no pátio da Basílica para rezar. 

Este ano, o encontro volta a acontecer presencialmente, mas com algumas mudanças. O uso de máscaras e álcool em gel será obrigatório. Além disso, as celebrações serão realizadas apenas dentro da igreja. Shows externos e missas campais estão suspensas.

Toda a programação (clique aqui para conferir) terá transmissão ao vivo, possibilitando a participação do devoto que não puder comparecer ao Santuário.

Em artigo publicado pelo site A12, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida se referiu ao terço como meio de salvação. ‘”Quem reza se salva”, ensina santo Afonso Maria de Ligório, o fundador dos missionários redentoristas. O Terço dos Homens nasceu com este objetivo: estreitar os laços de pertença a Deus e a Nossa Senhora Aparecida através da oração. A cada encontro para a oração do santo terço somos especialmente convidados a rezar as glórias de Maria. A Bíblia nos ensina que Maria de Nazaré é uma mulher de oração. O Magnificat é a grande oração de louvor que Nossa Senhora dirige a Deus (Cf. Lc 1,47-55)”, explicou o Pe. Pe. Eduardo Catalfo.

Tags:
AparecidaBrasilDevoçãoNossa SenhoraTerço
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia