Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Bispo dom Gregório convoca dia de oração pelas vítimas em Petrópolis

PETRÓPOLIS BRAZIL

CARL DE SOUZA / AFP

Um policial militar cuida de um cachorro resgatado durante o segundo dia de operações no local de um deslizamento de terra em Petrópolis em 17 de fevereiro de 2022, onde enchentes em grande escala destruíram centenas de propriedades e ceifaram pelo menos 104 vidas.

Reportagem local - publicado em 18/02/22

"A Igreja, ao ver as lágrimas nas faces, tem prestado todo suporte possível, iluminando o vale tenebroso do medo e da morte com a brilhante luz de Jesus Ressuscitado"

Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis, convida todos os fiéis a se unirem a uma jornada especial de oração no próximo domingo, 20 de fevereiro, pelas vítimas do temporal que devastou várias áreas da cidade serrana fluminense nesta última terça-feira, 15.

Vale tenebroso do medo e da morte

“A Igreja que está em Petrópolis, ao ver as lágrimas nas faces de seus filhos e filhas, tem procurado, com a ajuda de muitos, prestar todo tipo de suporte possível: material, médico, psicológico e sobretudo espiritual, iluminando o vale tenebroso do medo e da morte com a brilhante luz que emerge de Jesus Ressuscitado. Nunca podemos nos esquecer que, mesmo nesse vale sombrio, podemos contar com a presença misteriosa do Senhor, que nos dá segurança e, por isso, de nenhum mal haveremos de ter medo”.

Ações da Igreja pelos atingidos

Desde as primeiras horas da tragédia, dom Gregório fez questão de estar pessoalmente presente na paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Alto da Serra, um dos mais atingidos pelo desastre. Centenas de afetados pelas chuvas foram acolhidos nas instalações da paróquia, que é ponto de referência para ações de voluntários e para coleta de doações.

O bispo declarou que a diocese prosseguirá os “trabalhos em favor de todos os que sofrem as consequências dessa tragédia”.

Jornada de oração

A respeito deste próximo domingo, dom Gregório informou:

“Os sacerdotes celebrarão as Santas Missas na intenção dos atingidos e, também, em sufrágio dos falecidos, fazendo especial menção na Oração dos Fiéis”.

Ele reforçou o convite a todos os “diocesanos a se unirem em prece e realizarem, nesse mesmo dia, especiais orações nas mesmas intenções”.

Além da cidade de Petrópolis, a diocese inclui Teresópolis, Magé, Guapimirim, São José do Vale do Rio Preto, Areal e os distritos de Bemposta, em Três Rios, e Inconfidência, em Paraíba do Sul.

Impacto dramático sobre vidas humanas

Até a manhã desta sexta, 18, foram confirmados 120 óbitos e divulgados os nomes de 116 pessoas ainda desaparecidas. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas puderam ser resgatadas com vida e 705 foram encaminhadas a pontos de apoio em igrejas e escolas.

Veja as ações que a Igreja tem realizado em prol dos atingidos desde as primeiras horas:

Tags:
BisposOraçãosolidariedadeTragédia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia