Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sábado 25 Junho |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Para quem diz que não vai mais à igreja por causa do padre ou de alguns…

MĘŻCZYZNA CZEKAJĄCY NA METRO

Hello Lightbulb/Unsplash | CC0

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 18/02/22

Lembre-se que não se vai à igreja nem pela simpatia dos ministros nem pela cordialidade dos paroquianos. E se às vezes um bom padre ou um bom cristão são uma formidável ajuda à fé, também é verdade que o que conta quando se tem sede é a água e não a qualidade do copo

“A quem compararei os homens desta geração? Com quem se assemelham? (Lc 7, 31).

Poderíamos imediatamente descartar essa passagem do Evangelho dizendo que não nos interessa muito porque certamente não somos da mesma geração de Jesus.

Mas basta continuar lendo para perceber que depois de dois mil anos as coisas não mudaram muito: “são semelhantes a meninos que, sentados na praça, falam uns com os outros, dizendo: tocamos a flauta e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes”.

Como é difícil provocar a liberdade das pessoas. Muitas vezes é mais fácil fechar-se em uma atitude de indiferença, ou criticar até o fim, mas apenas com o objetivo de nunca assumir realmente a responsabilidade pelo que está por vir.

“Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possuído do demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos”.

(Lc 7, 34)

O fato sério da fé é que muda nossa vida. Mas a verdadeira questão é: queremos que alguém mude nossa vida? Se isso realmente acontecesse, não teríamos mais permissão para reclamar, para viver de vitimização, para descontar em alguém.

E desconfio que gostamos muito de viver sendo capazes de reclamar, de fazer o papel de vítima e de culpar alguém.

Assim, por um lado, pedimos a mudança, mas, por outro, encontramos mil desculpas para que isso nunca aconteça.

Portanto, pouco importa se você se encontra diante da austeridade de João, ou da empatia de Jesus: no primeiro caso você dirá que ele é rígido demais, e no segundo, que é um relaxado.

Aos que me dizem que já não vão mais à igreja por causa dos padres ou de alguns cristãos, devo lembrar que as pessoas não vão à igreja nem pela simpatia dos ministros, nem pela cordialidade dos paroquianos.

E se às vezes um bom padre ou um bom cristão são uma formidável ajuda à fé, também é verdade que o que conta quando se tem sede é a água e não a qualidade do copo.

Tags:
IgrejaMissavida crista
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia