Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Pe. Gabriel disponibiliza imagem de Nossa Senhora das Graças para tela de celular

Imagem de Nossa Senhora das Graças

Gabriel Vila Verde | Facebook

Reportagem local - publicado em 18/02/22

"Para que você possa salvar e colocar como tela do celular", sugere o sacerdote

O pe. Gabriel Vila Verde disponibilizou uma belíssima imagem de Nossa Senhora das Graças para ser configurada como tela de celular dos fiéis que assim o desejarem.

“Disponibilizando essa foto para que você possa salvar e colocar como tela do celular”, escreveu ele em sua rede social ao compartilhar a imagem.

Como baixar a imagem

A imagem de Nossa Senhora das Graças ofertada pelo pe. Gabriel pode ser baixada nesta página.

O pároco baiano acaba de lançar o livro “O Poder da Medalha Milagrosa“, pela Editora Apascentar, que, evidentemente, guarda relação direta com a devoção a Nossa Senhora das Graças. O livro, declarou o padre, “é fruto de uma experiência e de um apostolado! É o meu grito de amor traduzido em folhas de papel, depois de ver tantos milagres operados por Deus através da Medalha de Nossa Senhora das Graças”.

Recordando a história de Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora das Graças, também conhecida como a Virgem da Medalha Milagrosa, é celebrada pela Igreja no dia 27 de novembro. A devoção nasceu na França no início do século XIX, quando a jovem noviça Catherine Labouré, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, recebeu a graça de ver Nossa Senhora em pessoa.

A Santíssima Virgem Maria lhe aparece na capela das Filhas da Caridade na Rue du Bac, em Paris. A capital da França estava em crise profunda: a Revolução de Julho de 1830 havia destituído o monarca e deixado os trabalhadores à deriva: desempregados e furiosos, eles organizaram mais de 4.000 barricadas pela cidade.

A Mãe de Deus apareceria diversas vezes em visões para a jovem noviça, que hoje conhecemos como Santa Catarina Labouré ou, pelo seu nome em francês, como Santa Catherine Labouré.

Na segunda aparição, Nossa Senhora está de pé sobre uma esfera branca, esmagando com os pés uma serpente e trazendo nas mãos um globo. De repente, o globo desaparece e os braços da Virgem se estendem para a terra. Seus dedos estão ornados com anéis de pedrarias, dos quais são emanados raios de luz que simbolizam as graças concedidas a quem as pede. Porém, algumas pedras não emitem luminosidade alguma: elas simbolizam as pessoas que nunca pedem nenhuma graça a Maria.

A medalha milagrosa

Em seguida, em formato oval, aparece esta inscrição: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

Na visão de Catarina, o verso dessa imagem de Nossa Senhora das Graças mostra a letra “M”, encimada por uma cruz, e, abaixo, dois corações: o Sagrado Coração de Jesus, coroado por espinhos, e o Imaculado Coração de Maria, cercado por rosas e trespassado por uma espada.

Uma voz lhe afirma claramente: “Manda cunhar uma medalha a partir deste modelo”. Além de instruir Catarina a fazer a medalha baseada nessa visão, Nossa Senhora promete abundantes graças para todos os que a usarem com confiança.

Medalha Milagrosa

Dois anos depois, uma avassaladora epidemia de cólera arranca a vida de mais de 20.000 parisienses. As religiosas distribuem a medalha milagrosa e logo começam a ser relatados vários casos de cura, bem como de proteção contra a doença.

Oito anos após a epidemia, a capela da Rue du Bac volta a receber aparições. A Mãe de Deus aparece desta vez para a irmã Justine Busqueyburu, confiando a ela o Escapulário Verde do seu Coração Imaculado para a conversão dos pecadores, em particular dos que não têm fé.

Uma extraordinária conversão

Dois anos depois, o banqueiro francês Alphonse Ratisbonne, ateu, membro de uma destacada família judaica, se converte ao catolicismo. Ratisbonne tinha visitado Roma usando por brincadeira a medalha milagrosa. Ao visitar a famosa igreja barroca de Sant’Andrea delle Fratte, em 20 de janeiro de 1842, ele próprio recebe uma aparição de Maria. Ratisbonne se converte ali mesmo.

“Ele não conseguia explicar como tinha passado do lado direito da igreja para o altar lateral oposto… Tudo o que ele sabia era que, de repente, estava de joelhos perto daquele altar. No começo, conseguiu ver claramente a Rainha do Céu em todo o esplendor da sua beleza imaculada, mas não pôde continuar olhando para o brilho daquela luz. Por três vezes tentou olhar novamente para a Mãe de Misericórdia; por três vezes foi incapaz de levantar os olhos para além das mãos abençoadas de Maria, da qual fluía, em raios luminosos, uma torrente de graças”.

Alphonse Ratisbonne se torna sacerdote jesuíta e, mais tarde, funda a congregação religiosa dos Padres e Irmãs de Sião em Jerusalém.

Catarina Labouré morre mais de trinta anos depois, ainda como freira de clausura no convento de Paris. Seus restos mortais são encontrados incorruptos em 1933 e ela é canonizada em 1947 pelo Papa Pio XII.

Tags:
DevoçãoNossa SenhoraSacramentais
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia