Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Quais são as datas-limite para o início da Quaresma?

LENT

berni0004 | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 21/02/22

Entenda por que este tempo penitencial deve começar até meados de março e nunca antes de 4 de fevereiro

Muitas vezes, é difícil acompanhar o início da Quaresma, pois ela muda de data todos os anos. No entanto, há um conjunto específico de regras que determinam a data mais cedo ou mais tardia em que a Quaresma pode começar.

A Quarta-feira de Cinzas marca o primeiro dia deste tempo penitencial no Rito Romano da Igreja Católica, e sempre cai 46 dias antes do Domingo de Páscoa. É, como a Páscoa, uma festa “móvel”, que recebe uma data no calendário somente após definição da data do domingo de Páscoa.

Como é calculada a Quaresma?

Originalmente, a Quaresma nem sempre era de 40 dias, pois começou com apenas alguns dias de jejum e, em alguns casos, apenas 40 horas de preparação antes da Páscoa. Mais tarde, a Igreja adotou uma tradição de 36 dias de jejum, representando um “décimo” do ano civil.

De acordo com as normas estabelecidas pelo Concílio de Niceia (325) e posteriormente adotadas para o cristianismo ocidental no Sínodo de Whitby, o Domingo de Páscoa cai todos os anos no primeiro domingo seguinte à primeira lua cheia após o equinócio vernal.

Mas por que 46 dias? Achei que a Quaresma celebrava os “40 dias” de Jesus no deserto.

Os seis domingos da Quaresma não são considerados parte do “jejum da Quaresma” oficial (todo domingo é uma lembrança especial da Ressurreição de Cristo) e, portanto, se você subtrair seis de 46, obtém os 40 dias completos da Quaresma.

Qual é a primeira data em que a Quaresma pode começar?

De acordo com a definição da Páscoa, a primeira data em que a Quaresma pode começar é 4 de fevereiro, com a Páscoa caindo em 22 de março.

Qual é a última data em que a Quaresma pode começar?

A data mais tardia em que a Quaresma pode começar é 10 de março, com a Páscoa sendo celebrada em 25 de abril.

Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia