Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Santuário de Aparecida tem queda de 60% no número de visitantes em 2021

SANTUÁRIO DE APARECIDA INTERIOR BASÍLICA

Davi Correa / Shutterstock.com

Altar central da Basílica de Aparecida antes da pandemia.

Ricardo Sanches - publicado em 21/02/22

Número é maior do que o registrado em 2020, porém ainda menor do que a média de visitantes nos anos anteriores à pandemia

O Santuário Nacional de Aparecida recebeu 5 milhões de visitantes em 2021. O número é 60% menor do que a média registrada nos anos anteriores à pandemia, quando 12 milhões de romeiros costumavam visitar o maior santuário mariano do mundo a cada ano

Mesmo assim, o número de peregrinos acolhidos em 2021 ainda é um pouco maior do que o de 2020, quando 3,3 milhões de romeiros estiveram no santuário.

“Em 2019 a contagem foi de 11.963.635 peregrinos; já em 2020, devido ao início da pandemia e a adoção de medidas restritivas para impedir a disseminação da Covid-19, a marca foi reduzida a 3.371.127 pessoas. No último ano, com o início da vacinação, redução no número de contaminados e flexibilização dos protocolos das autoridades, o número apresentou crescimento em relação ao período anterior”, informou o santuário.

Romeiros preferem o segundo semestre

De acordo com o levantamento do Santuário Nacional de Aparecida, o maior tráfego de romeiros no local aconteceu no terceiro trimestre de 2021.

De fato, os três últimos meses do ano concentraram 28% do total de visitantes. Já o volume de visitantes de outubro a dezembro representou 46% do total.

Isso acontece principalmente por causa dos feriados do Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de Outubro) e da Proclamação da República (15 de novembro). Só no dia da festa da padroeira, por exemplo, o santuário recebeu 75 mil romeiros.

Cuidados especiais

Vale lembrar que, por causa da pandemia, as atividades na Basílica de Aparecida continuam seguindo as determinações sanitárias de prevenção à Covid-19. Portanto, o uso de máscara ainda é obrigatório nos ambientes internos e externos. Dispensadores de álcool em gel também estão espalhados por todo o complexo do Santuário de Aparecida para a higienização das mãos.

Com informações de Santuário Nacional de Aparecida

Tags:
AparecidaBrasilNossa Senhoraperegrinacao
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia