Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 23 Maio |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

A partir de hoje, veja como tornar a sua vida mais bela

Gwyneth Thompson Briggs

Photo Courtesy of Gwyneth Thompson Briggs

Michael Rennier - publicado em 22/02/22

A artista sacra contemporânea Gwyneth Thompson-Briggs diz que todos nós merecemos beleza em nossa vida, e devemos fazer sacrifícios por isso

No sul de St. Louis (EUA), há um estúdio de arte improvisado montado em uma sala ao lado da igreja de São Francisco de Sales. Ali, desenhos que servem como estudos preliminares estão espalhados e uma fileira de telas em andamento percorre as paredes.

Minhas duas filhas adolescentes se tornaram aprendizes ali recentemente. Algumas tardes por semana, elas caminham até o estúdio, que é administrado pela artista Gwyneth Thompson-Briggs. Ela está ensinando às meninas as técnicas iniciais da pintura a óleo.

IMG_2010-rotated.jpg
Gwyneth Thompson-Briggs

No começo, minhas filhas hesitaram em trabalhar nesse ambiente diferente. Foi um passo ousado para elas. Eu as incentivei a experimentar, e uma vez que foram pela primeira vez, elas imediatamente ficaram entusiasmadas em voltar.

Gwyneth Thompson-Briggs é paroquiana na igreja de São Francisco de Sales, onde participa da missa com o marido e sua crescente família de crianças extremamente bem vestidas.

Ela é muito educada e gentil, tem a fala suave. Minhas meninas gostam muito dela. Quando ela começa a falar sobre um tópico pelo qual é apaixonada, é hipnotizante. Seus olhos brilham enquanto ela fala de maneira encorajadora e quase profética sobre beleza e arte. Ela quer que todos estejam cercados de beleza. A beleza não é algo apenas reservado a museus, mas deve estar em nossas igrejas, nossa casa, nossa vida.

St.-Peter-Damian-for-web-1.jpg
Cortesia de Gwyneth Thompson-Briggs

“A beleza atrai a alma para Deus”, diz ela. “A alma é como uma pequena planta em uma estufa de vidro. Os feixes de luz que entram nessa estufa são as experiências de beleza que Deus usa para nos chamar para crescer na graça.”

A beleza é uma experiência que todos nós merecemos. Isso, no entanto, não significa que viver uma vida bela seja fácil.

Ela explica: “É realmente surpreendente quantas coisas perdemos porque temos medo de ficar um pouco com frio, estar um pouco privado de sono, um pouco com fome, pegar um resfriado ou ser privados de nossa rotina diária e de seus confortos.”

Finished-Borromeo-for-web.jpg
Cortesia de Gwyneth Thompson-Briggs

É uma tarefa difícil abrir-se à beleza da vida, da arte e do cotidiano. É difícil saber por onde começar, mas Gwyneth tem sugestões práticas:

“Comece abrindo espaço para a beleza em sua vida. Tenha períodos de silêncio. Desentulhe a sua casa. É melhor comprar um par de sapatos de excelente qualidade em vez de cinco pares de sapatos mais ou menos. Se você tiver a opção de comprar algo feito por uma pessoa em vez de uma máquina, tente fazê-lo. Aprenda novas habilidades, independentemente do seu talento para elas. Ao tentar desenhar uma árvore, você verá melhor a árvore. Ao tentar fazer um suflê, você apreciará não apenas a beleza da receita e dos ingredientes, mas também um microcosmo da cultura francesa. Use os pratos mais bonitos que você tem. Vista-se da maneira mais digna possível para ir à missa dominical. Acorde cedo.”

Seu encorajamento é simples: “considere seus próprios dons e cultive-os da melhor maneira possível – mesmo com um grande sacrifício de tempo e dinheiro.”

Roddis-Campion-finished-ready-for-web-1.jpg
Cortesia de Gwyneth Thompson-Briggs

Quando penso na minha própria vida, em minhas tentativas de me vestir melhor, comer uma comida de melhor qualidade, decorar a casa com belos objetos e tornar minhas missas paroquiais primorosamente bonitas, sinto o sacrifício. Muitas vezes eu desisti.

No entanto, não quero perder todas as experiências mais gratificantes porque estava muito cansado ou hesitante em fazer o esforço. Escalar uma montanha para assistir ao pôr do sol vale a pena. Vale a pena desativar as mídias sociais para se encontrar com um amigo pessoalmente. Vale a pena investir em sua formação. Para minhas filhas, sair do seu ambiente de conforto e ir trabalhar em um estúdio de arte valeu a pena.

Na minha vida, sempre que eu aceitei cumprir com os esforços que a beleza exige, o sacrifício expandiu meu amor e me trouxe grande alegria. Os sacrifícios que fazemos por amor ao belo e à beleza – e também as coisas belas que temos a oferecer – têm valor inestimável.

Tags:
ArteCulturaVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia