Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Amor-próprio: o que é e por que ele é tão importante para a saúde mental

shutterstock_1375430936.jpg

Shutterstock

Talita Rodrigues - publicado em 01/03/22

Amor- próprio é, basicamente, o nosso entendimento diário de que nossos defeitos não nos inferiorizam

De uma forma mais simples e leve, vou te falar que o amor-próprio é um sentimento, ou melhor, é um conjunto de sentimentos e atitudes. É a nossa capacidade de ter estima, zelo, afeto e cuidado por nós mesmos.

Tem a ver com o modo como funcionamos no mundo, com a forma de nos relacionarmos com as pessoas e com a gente mesmo, sabe? É o nosso entendimento diário de que nossos defeitos não nos inferiorizam, pois temos falhas e estamos, a cada dia, fazendo o nosso melhor para crescer e evoluir – da maneira que a gente consegue e pode.

Praticar diariamente e em cada detalhe o amor-próprio nos ajuda a adquirir mais autoconfiança e autoconhecimento, além de nos ajudar a desapegar com mais facilidade de tudo que já não faz mais parte da nossa vida.

Como praticar o amor-próprio

Pra te ajudar neste processo, tenho duas dicas bem valiosas: 

– cuide do seu corpo;

– cuide da sua mente. 

Cuidar do corpo vai muito além de aparência física, pois é também o se alimentar melhor, é a prática de atividade física constante, desenvolver hábitos saudáveis e buscar diariamente comportamentos que promovem isso.

Cuidar da mente é uma preciosidade, pois é a saúde mental que nos ajuda a manter células saudáveis pra que nosso corpo funcione bem e em equilíbrio.

Desafio

É mais simples do que você imagina. Mas não é tão fácil colocar em prática porque, em muitos momentos, pode ser doloroso e a nossa tendência primária é voltar pra zona de conforto (que não é tão confortável assim, né?). 

Você precisará fazer escolhas e abrir mão de situações que não condizem mais com o que você quer para sua vida. Tente, pratique e repita o quanto você puder! 

Quer ter mais conteúdos como este? Clique aqui e siga a psicóloga Talita Rodrigues no Instagram

Tags:
AmorBem estarPsicologiaSaúde
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia