Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Quaresma: a Igreja tem um convite especial para você

SAINT JOHN PAUL II NATIONAL SHRINE, LENT, ASH WEDNESDAY

Jeffrey Bruno

Mário Scandiuzzi - publicado em 01/03/22

Aproveitemos a Quaresma para a nossa conversão, para mudarmos a direção de nossa vida e coloca-la no caminho que nos leva à salvação

“Convertei-vos e crede no Evangelho”. Este é o convite que a Igreja faz a todos nós neste tempo da Quaresma, que começa na Quarta-feira de Cinzas. 

As leituras, dos livros do profeta Joel (2, 12-18), da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (5, 20-6,2) e do Evangelho de São Mateus (6, 1-6.16-18), nos propõem reflexões sobre nosso modo de vida e o convite para seguirmos no caminho do Senhor e, caso tenhamos nos desviado, possamos fazer a conversão. Ou seja: mudar a direção da nossa caminhada. 

O profeta Joel nos lembra que devemos promover a mudança interior, de nossos corações, e não de nossa aparência: “Rasgai vossos corações e não vossas vestes, voltai ao Senhor vosso Deus porque Ele é bom e compassivo”. (Joel , 2, 13). 

Já São Paulo nos aconselha: “Reconciliai-vos com Deus” (2Cor 5, 20). 

E Mateus nos mostra os caminhos que Jesus ensinou para que possamos fazer aquilo que é agradável a Deus: esmola, oração e jejum. Mas não simplesmente atos mecânicos, para mostrar aos outros o que estamos fazendo de bom. Devemos fazer as boas obras para agradar o Pai, nosso Criador. Por isso, nada de “tocar as trombetas diante de ti” (Mateus 6,). 

Quaresma: preparação para a Páscoa

A Quaresma é a preparação para a Páscoa do Senhor, para que possamos renascer em Cristo, como novas criaturas. E para isso, é preciso uma caminhada constante de conversão, em busca do Reino dos Céus. As cinzas nos lembram que somos pó e ao pó voltaremos, mas pela graça de Deus poderemos alcançar a salvação e a vida eterna. Que possamos nos dar conta de que muitas vezes saímos do nosso caminho e que precisamos da misericórdia de Deus.  

Aproveitemos a Quaresma para a nossa conversão, para mudarmos a direção de nossa vida e coloca-la no caminho que nos leva à salvação. 

Tags:
ConversãoJejumOraçãoPenitênciaQuaresma
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia