Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Novo Catecismo da Igreja Católica completa 30 anos em 2022

Catecismo da Igreja Católica

Domínio Público, via Wikimedia Commons

Reportagem local - publicado em 11/03/22

Episcopado brasileiro está veiculando "lives" sobre o Catecismo, iniciadas em fevereiro e previstas para terminar em novembro

O novo Catecismo da Igreja Católica completa 30 anos em 11 de outubro de 2022.

O site oficial do Vaticano, em sua seção especialmente dedicada ao Catecismo, assim registra o seu lançamento:

“No dia 11 de outubro de 1992, o Papa João Paulo II entregava aos fiéis de todo o mundo o Catecismo da Igreja Católica, apresentando-o como ‘texto de referência’ para uma catequese renovada nas fontes vivas da fé (Const. Apost. Fidei depositum, 11 de Outubro de 1992). A trinta anos da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965), completava-se assim o desejo expresso em 1985 pela Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos para que fosse composto um catecismo de toda a doutrina católica, quer no tocante à fé, quer no que se refere à moral. Cinco anos depois, a 15 de Agosto de 1997, ao promulgar a edição típica do Catecismo da Igreja Católica, o Sumo Pontífice confirmava a finalidade fundamental da obra: ‘Apresenta-se como exposição completa e íntegra da doutrina católica, que permite a todos conhecer o que a mesma Igreja professa, celebra, vive, reza na sua vida quotidiana’ (Carta Apost. Laetamur magnoepre, 15 de Agosto de 1997)”.

Por ocasião dos 30 anos do lançamento do novo Catecismo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem realizando uma série de “lives” veiculadas duas vezes por mês, via Facebook e YouTube. Os encontros virtuais começaram em 24 de fevereiro e estão previstos para terminar em novembro.

Na segunda “live”, realizada nesta quinta-feira, 10 de março, o tema foi “A Profissão de Fé”, com apresentação do pe. Abimar Oliveira de Moraes, professor do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

“A Profissão de Fé” é a primeira das quatro partes do Catecismo editado sob a supervisão do Papa São João Paulo II. As outras três são a celebração do mistério cristão, a vida em Cristo e a oração cristã.

O Catecismo da Igreja Católica é um compêndio da doutrina da Igreja, que se baseia na Sagrada Escritura, na Tradição Apostólica e no Magistério da Igreja. É uma espécie de “guia do católico“.

Tags:
BisposCatecismoIgreja
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia