Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Santa Olga de Kiev: de assassina a santa cristã

SAINT OLGA OF KYIV

Taras Verkhovynets | Shutterstock

Santa Olga de Kiev: depois de batizada, levou uma vida em santidade

Philip Kosloski - publicado em 14/03/22

Santa Olga era uma rainha pagã. Depois de batizada, mudou seus caminhos e levou uma vida de santidade

Santa Olga governou a Rússia de Kiev de 945 a 960. Se ela nunca tivesse se tornado cristã, é provável que teria sido registrada como uma das governantes mais implacáveis ​​da história.

Um dos atos mais horríveis que ela realizou foi o incêndio de uma cidade inteira em um ato de vingança.

Não só isso. De acordo com Eva March Tappan na obra Russia, Austria-Hungary, the Balkan States, and Turkey, ela até atraiu seus inimigos para um banho, apenas para matá-los no vapor. Diz o livro:

“Quando chegaram, Olga mandou preparar um banho para eles e disse: ‘Quando vocês se banharem, vocês virão à minha presença;. Então o banho foi aquecido e os Drevlianes entraram e começaram a se banhar. Depois, a porta foi fechada e Olga deu ordens para que o banho fosse bem quente, e todos morreram no vapor.”

O batismo de Olga

Tudo mudou depois que Olga viajou para Constantinopla e conheceu o cristianismo.  Tappan explica que ela foi batizada e, depois, ficou em Constantinopla para ser instruída na fé:

“Assim que ela foi batizada, a mente de Olga se iluminou e o patriarca a instruiu na fé e lhe deu sua bênção. Ela se ajoelhou com a cabeça inclinada diante dele e absorveu sua instrução como uma esponja absorve água. Deram-lhe, no batismo, o nome de Helena, em homenagem à mãe de Constantino, o Grande.”

Santa Olga retornou a Kiev, trazendo consigo sacerdotes, diáconos e tudo o que era necessário para a celebração da Divina Liturgia. Ela, então, passou o resto de sua vida tentando converter seu povo.

Infelizmente, seu filho não aceitou o cristianismo, mas seu neto, Vladimir, sim. Ele se converteu e provou ser um ponto de virada para a região. Desde então, o povo de Kiev se voltou à religião cristã e manteve sua fé em Cristo, apesar das muitas dificuldades.

Tags:
ConversãoCristianismoSantosUcrânia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia