Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

A sombra da União Soviética sobre a Igreja na Rússia de hoje

Catedral de São Basílio em Moscou, Rússia, ex-União Soviética

Коля Саныч

Francisco Vêneto - publicado em 16/03/22

Professor entrevistado em condições de anonimato: a Igreja Católica já enfrenta na Rússia uma "nova era de silêncio"

A sombra da União Soviética paira novamente sobre a Igreja Católica em plena Rússia do século XXI, segundo o parecer de um professor católico russo que foi entrevistado pelo portal informativo Catholic News Service na última semana e que, por óbvias razões de segurança, pediu para não ser identificado.

De acordo com o professor, os membros do clero russo temem ser presos caso questionem a presente guerra movida pelo regime de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Para o entrevistado, a Igreja Católica já está enfrentando, na Rússia, uma “nova era de silêncio”.

Ele comentou que várias paróquias católicas do país estão organizando orações pelo imediato cessar-fogo, mas os padres não podem manifestar-se publicamente:

“Estamos de volta a uma situação muito parecida com a da União Soviética ateia, quando os sacerdotes precisavam ligar o rádio ou a TV para não serem ouvidos pelos serviços especiais. Os padres não querem prejudicar a comunidade católica nem serem presos e ver suas igrejas fechadas”.

De fato, o governo de Putin vem proibindo a disseminação de informações não oficiais. Emendas aprovadas em 4 de março ao Código Penal impõem multas severas e até 15 anos de prisão para quem for julgado responsável por “fake news” contra as forças armadas da Rússia, o que inclui a proibição de chamar a guerra de guerra: segundo o governo, o que está sendo perpetrado na Ucrânia é uma “operação militar especial”.

O professor entrevistado pelo Catholic News Service acrescentou que os católicos com amigos e parentes na Ucrânia estão bem cientes da realidade dos fatos, mas também estão cientes de que podem ser presos caso usem as “palavras erradas” – o que é particularmente válido para os padres em suas homilias.

A situação de censura e ameaça de represálias é tão grave que muitos bispos católicos da Rússia estão evitando até mesmo divulgar amensagem do Papa Francisco no Ângelus de 6 de março, quando o pontífice declarou enfaticamente que a invasão russa na Ucrânia não é apenas uma “operação militar especial”, mas uma guerra que semeia a morte.

Segundo o professor, muitos católicos estão saindo da Rússia tanto para evitar a repressão quanto para driblar um possível alistamento militar obrigatório. As perspectivas, no geral, se mostram sombrias:

“Muita gente espera uma nova Cortina de Ferro, fechando as nossas fronteiras e cortando o nosso acesso ao mundo. A polícia está ocupada com outras questões agora, mas eles podem em breve se voltar contra nós. A nossa igreja pode estar enfrentando uma nova era de silêncio”.

Tags:
GuerraIgrejaPerseguiçãoUcrânia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia