Pasha Lee, 33 anos, se alistou nas Forças de Defesa Territoriais da Ucrânia algumas semanas antes da invasão russa. O ator ucraniano foi morto durante a guerra, quando acontecia a evacuação de crianças do território perto de Kiev, onde ocorriam fortes combates.
A diretora do Centro de Liberdades Civis da Ucrânia, Oleksandra Matwiczuk, compartilhou alguns detalhes sobre a morte do ator nas redes sociais:
“Encontramos o corpo do nosso Pasha Lee. Ele ajudou as crianças a sair de uma das casas durante a evacuação de Irpien. A evacuação foi interrompida pelo tiro dos russos contra os civis. Pasha tirou seu colete à prova de balas e o colocou em uma das crianças”.
Sua voz em “O Rei Leão” e “O Hobbit”
Nascido em uma família coreano-ucraniana e natural da Crimeia, Pasha Lee era conhecido principalmente como dublador. Ele deu vozes, a personagens do filme O Rei Leão e O Hobbit, entre outros.
Poucos dias antes de morrer, Pasha pediu a seus seguidores no Instagram que ajudassem os refugiados da Ucrânia.
A morte de Pasha Lee nos leva a pensar, é claro, no sentido de nossas vidas. Também no heroísmo de quem foi capaz de dar a vida pelos outros. Que Deus possa abençoar Pasha Lee, testemunha desse ato de coragem e desapego.