Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Ucrânia: pai entrega filhos a estranha e pede que ela os leve ao outro lado da fronteira

Refugees Ukraine

Youtube / Inside Edition

Ricardo Sanches - publicado em 16/03/22

O homem nunca tinha visto a mulher antes, mesmo assim lhe confiou seus maiores tesouros para salvá-los da guerra

Como muitas outras mulheres da Ucrânia, Nataliya Aleyeva fugia sozinha do seu país em guerra. O marido e um casal de filhos adultos tinham sido convocados para o combate, e ela decidiu procurar um lugar seguro na Hungria.

No meio do caminho, uma situação peculiar: um homem que ela nunca tinha visto apareceu e pediu que ela levasse os dois filhos dele – um menino e uma menina.

O homem, de 38 anos, não poderia deixar o país, já que cidadãos entre 18 e 60 anos devem ficar na Ucrânia para lutar. A mulher dele já estava na Hungria. Voltar para pegar os filhos seria arriscado demais.

Ele, então, confiou cegamente naquela estranha, que aceitou o desafio de atravessar a fronteira com as crianças.

Já imaginou o que passou na cabeça desse pai ao tomar tal decisão? Quanta insegurança ele sentiu ao entregar seus maiores tesouros a alguém que ele nunca tinha visto antes e num local onde o risco de se cair nas armadilhas do tráfico humano é grande?

Mas, certamente, a fé falou mais alto e ele foi inspirado pelo Espírito Santo, que enviou aquela mulher honesta e solidária no momento em que ele mais precisava.

O final da história

O pai, com o coração apertado, confiou os pequenos à mulher, juntamente com documentos, passaportes e um papel com o contato da esposa dele. Nataliya, por sua vez, agasalhou bem os meninos e seguiu viagem.

Ao chegar à Hungria ela entregou as crianças sãs e salvas para a mãe. O encontro emocionante dela com os filhos e a desconhecida foi destaque no jornal americano Inside Edition. No vídeo, fica evidente o sentimento de gratidão que marcou o início de uma amizade verdadeira em plena guerra. Assista:

Tags:
FilhosGuerrapaissolidariedadeUcrânia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia