Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Em foco
separateurCreated with Sketch.

Bispos repudiam Carnaval na Semana Santa: “desrespeito à piedade e à fé do povo cristão”

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
000_1E7071.jpg

AFP

Membros da Unidos da Tijuca interpretam a crucificação de Jesus Cristo no Carnaval do Rio, em 2019

Ricardo Sanches - publicado em 24/03/22

"Semana Santa não é tempo de carnaval, é tempo de recolhimento, de oração e piedade", dizem os bispos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Regional Nordeste 1, publicou nota de repúdio à festa de Carnaval que será realizada em plena Semana Santa com shows musicais. A organização do evento é da Prefeitura do Aracati (CE).

No documento, os bispos lembram que a Sexta-feira Santa é um feriado nacional religioso “destinado à meditação sobre o sofrimento, a paixão e morte de Cristo por amor à humanidade. Neste dia, portanto, não se trabalha e não se estuda para que todas as pessoas cristãs possam celebrar e vivenciar a sua fé”. A nota também afirma que “Semana Santa, como é sabido por todos, não é tempo de carnaval, é tempo de recolhimento, de oração e piedade!”

Os bispos destacam ainda que a realização da festa intitulada “Paixão no Aracati” é desrespeitosa para com os cristãos. “Trata-se, no mínimo, de um grande desrespeito à piedade e à fé do povo cristão, de uma enorme desconsideração da longa e rica tradição cristã desta terra abençoada” (leia a íntegra do documento abaixo).

Carnaval na Semana Santa

Segundo a Prefeitura do Aracati, o Carnaval fora de época é uma forma de ajudar a economia e o turismo do município. As festas de carnaval – que aconteceriam entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março – foram suspensas por causa da pandemia de Covid-19. O município, então, decidiu transferir o evento para a Semana Santa.

O primeiro cartaz da festa que circulou na internet informava que o evento aconteceria entre os dias 15, 16 e 17 de abril (respectivamente: Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa).

275677622_4648069471968832_1116510286086838681_n.jpg
Cartaz da festa ‘Paixão no Aracati”

Na última semana, entretanto, a prefeitura informou nas redes sociais que a programação do evento terá início apenas na madrugada de sábado.

As Paróquias de Nossa Senhora do Rosário, de Aracati, e de Santo Antônio (Majorlândia) já haviam se manifestado contra a realização do evento na Semana Santa.

A nota de repúdio da CNBB

A nota de repúdio da CNBB foi assinada por Dom José Luiz Gomes, bispo da Diocese de Sobral e presidente da Regional NE 1; Dom André Vital, bispo da Diocese de Limoeiro do Norte e vice-presidente da Regional; e Dom Valdemir Vicente Andrade, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza e secretário do Regional NE 1.

Eis a íntegra do documento:

A Semana Santa é a celebração do Mistério central da fé cristã. Nela vivenciamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A importância dessa Grande Semana não se verifica apenas na Liturgia da Igreja Católica, se revela também nas inúmeras manifestações de piedade e devoção popular, uma herança inestimável, que tanto enriquece a espiritualidade dos fiéis, encaminhado-os e motivando-os a celebrar dignamente o Mistério Pascal na Sagrada Liturgia.

A grandeza desse tempo sagrado e a intensidade com que é vivido e celebrado pelo povo cristão em todo o país, levaram diversos municípios e estados brasileiros a reconhecer, através dos órgãos competentes, às celebrações próprias desta semana como patrimônio cultural imaterial. Indo ainda mais longe, o Estado Brasileiro estabeleceu que a Sexta-Feira Santa seja feriado nacional (Lei n° 9.093, de 12 de setembro de 1995). Aliás, mesmo sendo um estado laico, o Brasil, por ser formado por uma população preponderantemente cristã, em respeito à identidade cristã do seu povo e da sua história, estabeleceu diversos feriados religiosos nacionais: Natal do Senhor (25 de dezembro), Confraternização Universal (1° de janeiro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro), Sexta-Feira Santa e Corpus Christi.

O feriado religioso tem um sentido muito preciso: não é um dia destinado ao descanso ou aos passeios turísticos, mas ao recolhimento e à oração. No caso da Sexta-Feira Santa, é destinado à meditação sobre o sofrimento, a paixão e morte de Cristo por amor à humanidade. Neste dia, portanto, não se trabalha e não se estuda para que todas as pessoas cristãs possam celebrar e vivenciar a sua fé.

Conscientes disso, não há como a Igreja do Ceará, representada por seus Bispos, silenciar diante do Carnaval promovido pela Prefeitura Municipal de Aracati-CE em plena Semana Santa. Trata-se, no mínimo, de um grande desrespeito à piedade e à fé do povo cristão, de uma enorme desconsideração da longa e rica tradição cristã desta terra abençoada.

A presidência do Regional Nordeste 1 da CNBB une-se, portanto, a Dom André Vital, Bispo Diocesano de Limoeiro do Norte, ao clero e ao povo cristão daquela amada Diocese, no seu mais do que justificado protesto, repudiando também nós esta infeliz iniciativa do poder público municipal de Aracati-CE. Semana Santa, como é sabido por todos, não é tempo de carnaval, é tempo de recolhimento, de oração e piedade!

Esperamos, vivamente, que os responsáveis por este carnaval fora de época revejam a decisão tomada e encontrem outra data para a realização desta festa!

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
MortePaixãoSemana Santa
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia