Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Passado o drama da Cruz, tudo é silêncio

Cruz

Elnur | Shutterstock

Hozana - publicado em 15/04/22

Maria, em pé aos pés da cruz, agora nos acompanha em nossos caminhos para nos ajudar a viver nossas ressurreições cotidianas

Passado o drama da Cruz, tudo é silêncio. Silêncio e espera. Os evangelhos não nos trazem detalhes precisos do que aconteceu depois que o sepulcro foi fechado. Era Sabat e todos só podiam fazer uma coisa: esperar. Para as mulheres que seguiam Jesus a espera era poder cuidar de Seu Corpo. Já para os soldados, era que nada de extraordinário acontecesse. Para os discípulos, saber que rumo tomar em suas vidas.

E para Maria? Para aquela que gerou em seu ventre o Filho de Deus, que o acompanhou em seus primeiros passos, que intercedeu para o seu primeiro milagre. Aquela que o acompanhou durante a sua Paixão? Que recebeu seu corpo sem vida na descida da Cruz. Qual era a sua espera?

Os evangelhos não trazem detalhes precisos da ressurreição. Eles se contentam em nos mostrar um sepulcro vazio. E o último detalhe que nos é dado de Maria é narrado pelo evangelista João: “perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe…” (Jo 19, 25) Ela permanecia de pé.

Maria e a ressurreição do seu Filho

Maria esperava a realização da obra de Deus. A realização da palavra dita pelo anjo “ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.” (Lc 1, 32) E de pé, aos pés da Cruz, ela esperava, como sinal de esperança e de confiança.

Talvez cada um de nós carregue secretamente esse desejo de saber se Maria foi a primeira ou não a receber a visita de Jesus depois da ressurreição. Seria lógico, pensamos, que o filho se mostrasse primeiramente à sua mãe, depois dela ter passado por tanto sofrimento… Mas os evangelhos silenciaram-se diante deste questionamento. Como se eles respeitassem este momento de intimidade entre a mãe e o filho.

Podemos somente imaginar o que poderia ter acontecido. E como poderia ter acontecido. E a única certeza que temos é que aquela que permaneceu de pé diante de cruz, de uma maneira ou de outra foi testemunha da plena realização da obra de Deus na vida de seu povo. Maria, mãe das dores, é a mãe da esperança, da espera, da fé! O caminho do calvário deu lugar ao caminho da luz. 

Este novo caminho é balizado pela intimidade que podemos ter com o Senhor através da oração, da leitura da Palavra, da caridade fraterna e da prática sacramental. Neste caminho podemos contar com a intercessão amorosa de Maria. 

A Via Lucis

A Via Lucis com Maria é uma proposta de aprofundamento do Tempo Pascal na companhia da Mãe de Jesus. Ao longo de 14 estações nós vamos revivendo, passo a passo, a ressureição de Cristo na doce companhia de sua Mãe. Clique aqui se você deseja participar desse belo retiro de Páscoa do Hozana.

“Perto da cruz de Jesus está sua mãe…” sinal de vitória. De esperança. De certeza de que, mesmo que tudo esteja nebuloso, Deus continua sua obra. Um lembrete que nos diz que nos momentos mais vulneráveis de nossas vidas e de nossa caminhada, podemos abraçar essa mãe que conhece a dor e que nos ajuda a esperar, não sem lágrimas, às vezes, mas esperar que sempre haja a Ressurreição. 

Maria, de pé aos pés da cruz, agora nos acompanha em nossos caminhos para nos ajudar a viver nossas ressurreições cotidianas até o encontro definitivo com seu Filho, com quem ressuscitaremos na eternidade.

Padre Emmanuel Albuquerque, pelo Hozana

Tags:
CruzMariaNossa SenhoraPaixãoRessurreição
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia