Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Anjos aparecem sobre a Ucrânia, mas nós também temos os nossos

PURGATORY

Renata Sedmakova | Shutterstock

Tom Hoopes - publicado em 19/04/22

É muito consolador saber que cada nação tem um anjo pronto para protegê-la e guiá-la

Os “anjos das nações” têm estado nos noticiários recentemente. E ler sobre eles ajudou a resolver um problema que me incomodou durante toda a minha vida cristã.

“Muitas pessoas de toda a Ucrânia estão se voltando para mim dizendo que viram anjos luminosos sobre a terra da Ucrânia”, disse o líder da Igreja Greco-Católica. Ele pediu a todos que orassem para que os anjos protegessem seu país.

Um anjo para cada nação

São João Paulo II disse que há anjos designados a proteger as nações. “As tarefas dos anjos como embaixadores do Deus vivo se estendem não apenas aos seres humanos individuais e àqueles que têm deveres especiais, mas também às nações inteiras”, disse ele em uma catequese de 1986.

Isso ajuda a responder uma objeção que muitas pessoas têm à Igreja: Se Deus ama a todos, por que Ele alcança apenas alguns?

É uma boa pergunta. Por que Deus escolheria apenas um pequeno grupo de pessoas, os judeus, para revelar seu Nome e sua Lei? E por que ele mostaria a plenitude de sua revelação apenas ao mundo cristão?

O problema se torna ainda mais profundo se você considerar quanto tempo os seres humanos viveram sem a palavra escrita. O estudioso de literatura da Wheaton College, Michael Drout, aponta que se toda a história humana fosse um ano civil, com os primeiros seres humanos aparecendo em 1.º de janeiro e hoje sendo meia-noite de 31 de dezembro, “toda a história da literatura escrita começaria em 30 de dezembro. Todo o resto, todos os 363 dias, seriam uma cultura oral não escrita.”

Pense no que isso significa: quase toda a história do povo judeu aconteceu antes que qualquer coisa pudesse ser escrita.

Claro, a primeira resposta para este problema está na beleza, verdade e bondade da própria Criação. Deus não se esconde da humanidade, mas se revela ao mundo – o que o evidencia como um ser sábio, um artista e um provedor amoroso. Um capítulo inteiro do Catecismo descreve como isso acontece.

Os anjos e os Padres da Igreja

O livro “Os Anjos e sua Missão, Segundo os Padres da Igreja”, do cardeal francês Jean Danélou, afirma que o povo judeu recebeu a revelação singular de Deus nas Escrituras, “mas isso não significa que os outros povos que viveram antes da vinda de Cristo foram completamente privados da assistência divina e excluídos de todo o processo de preparação”.

O autor diz que, para muitos dos Padres da Igreja, “qualquer parte da verdade que fosse conhecida pelos povos pagãos e que mais tarde fosse reconhecida e assumida pelo cristianismo, a sabedoria do direito romano, as verdades filosóficas a que Platão e Aristóteles chegaram – tudo isso lhes veio da providência do único Deus agindo através do ministério dos anjos.”

Como disse o Padre da Igreja Pseudo-Dionísio, o Areopagita, do século V: “A providência universal do único Deus Altíssimo, para a salvação de todas as nações, confiou-as aos anjos, que as devem conduzir para Deus”.

Essa é uma boa notícia para os céticos – e para todos nós.

Outro anjo

Outro anjo protetor de uma nação foi notícia nos últimos anos.

Em 25 de março de 2022, o Papa Francisco se tornou o mais recente de vários papas a responder ao pedido de Nossa Senhora de Fátima para consagrar a Rússia ao Imaculado Coração de Maria. 

Ela fez o pedido durante as suas aparições em 1917 a três pastorinhos de Fátima. Mas, em 1916, um anjo apareceu aos mesmos três pastorinhos para preparar o caminho. Ele lhes disse:

“Sou o seu anjo da guarda, o Anjo de Portugal”.

Pedindo-lhes que se sacrificassem pelos pecadores, ele ainda declarou:

“Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar.”

Enfim, é muito consolador saber que cada nação tem um anjo pronto para protegê-la e guiá-la.

Tags:
AnjosCatecismoDevoçãoUcrânia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia