Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Intenção de oração do Papa: jovens, escuta, coragem e serviço

Reportagem local - publicado em 03/05/22

Em sua intenção de oração para Maio, o Papa encoraja os jovens a ouvir como a Virgem Maria e a escutar as palavras dos seus avós

O Vídeo do Papa de Maio acaba de ser divulgado com a intenção de oração que o Papa Francisco confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre dirige-se aos jovens convidando-os a “descobrir em Maria o estilo de escuta, a profundidade do discernimento, a coragem da fé e a dedicação ao serviço”. 

A importância de ouvir
Além do exemplo da Virgem Maria, o Papa recomenda aos jovens que no seu processo de discernimento eles ouçam “as palavras dos avós”, pois “neles encontrarão sabedoria que os levará a ir para além das tendências do momento”. No entanto, os jovens também precisam ser mais escutados. “Precisamos de criar mais espaços onde a voz dos jovens possa ser ouvida”, apelou Francisco na exortação Christus vivit. Este pedido do Santo Padre foi já acolhido em 2019 pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que criou um organismo internacional para representar os jovens a fim de encorajar a sua participação e co-responsabilidade nas Igrejas particulares. E é precisamente em colaboração com este Dicastério que o Vídeo do Papa de Maio foi produzido: o primeiro de uma série de três, com intenções de oração que se centrarão na família, em junho, e nos idosos, em julho.

Coragem e serviço
A mensagem da inteção de oração de maio é também marcada pelo serviço, de modo que o discernimento tem um impacto positivo sobre os outros. Francisco convida os jovens a serem corajosos e determinados a dizer ‘sim’ ao Senhor como Maria, que “arriscou e colocou tudo em jogo ao mudar a sua vida ao segui-lo”. “Vocês, os jovens que querem construir algo novo, um mundo melhor, sigam o seu exemplo “, insiste o Santo Padre. 

O exemplo de Maria para os jovens, indicado pelo Papa Francisco neste vídeo, é sublinhado pelo Padre João Chagas, responsável do Escritório Jovens do Dicastério para os Leigos, Família e Vida: “O tema da próxima Jornada Mundial da Juventude – JMJ Lisboa 2023 – será mariano: ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39). Toda a viagem de preparação para este evento é um convite aos jovens para se erguerem e ajudarem o mundo a fazê-lo. Na sua última mensagem aos jovens, o Santo Padre lhes fez o seguinte convite: “Ajudemo-nos mutuamente a erguer-nos juntos, e neste momento histórico difícil seremos profetas de novos tempos, cheios de esperança. Que a Virgem Maria interceda por nós” (Papa Francisco, Mensagem para a XXXVI JMJ)”.

Pe. Frédéric Fornos SJ, Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, obra pontifícia que conta com uma seção juvenil, o Movimento Eucarístico Jovem, recordou que desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco tem sublinhado a importância de um novo entendimento entre as gerações, em particular entre avós e netos. Ele comentou: “Não é por acaso que Francisco gosta frequentemente de recordar o profeta Joel: ‘Depois disto, derramarei o meu espírito sobre cada homem, e os vossos filhos e as vossas filhas tornar-se-ão profetas; os vossos anciãos terão sonhos, os vossos jovens terão visões’ (Joel 3,1; cf. Atos 2,17). Com a intenção de oração deste mês, no contexto do processo sinodal, o Papa Francisco lança luz sobre a formação dos jovens no discernimento: como podemos ajudar os jovens, seguindo o estilo de Maria, a ouvir, a discernir, a reconhecer os apelos do Senhor e a servir no mundo de hoje? Este é certamente o papel dos idosos, que podem ajudar os jovens nesta tarefa. Rezemos juntos por esta intenção de oração.”

Infographic-TPV-5-2022-PT-Pela-fe-dos-jovens.png

O Vídeo do Papa é possível graças à contribuição desinteressada de muitas pessoas. Neste link podem fazer-se donativos. Onde se pode ver o vídeo?

Tags:
JovensOraçãoPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia