Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como permitir que o novo entre em sua vida

Woman in Field

Shutterstock

Talita Rodrigues - publicado em 19/05/22

Bloqueios surgem como forma de proteção, mas é possível mudar isso

Quando você vive uma situação difícil, ela automaticamente é gravada em seu coração e em seu cérebro. Cada sofrimento pelo qual você passa deixa um legado dentro de você. Mas isso acontece somente quando você se permite aprender com ele. Consequentemente, esse legado gera um grande aprendizado, mas também pode ser um gerador de dor e insegurança. Sem perceber, você fica mais blindado(a) e reativo(a), o que te faz impedir que o novo entre em sua vida.

E não se culpe por isso: é natural que estes bloqueios surjam como forma de proteção. É uma forma de proteger o seu coração. 

E como é que você consegue mudar isso? 

Sabe como? Conversando com a sua história! 

Todos nós temos a nossa história, todos nós somos uma grande história. Quando você olha para a sua história, você consegue relê-la. Assim, você consegue se contar a sua história, com o olhar do hoje. 

Quando você contar a sua história, não se esqueça: de alguma forma você estará “viciado” em manter a versão original, na mesma perspectiva, talvez, de anos a trás. 

A sua história sob uma nova perspectiva

Mas como seria você contar sua história para você, com um olhar do hoje? Contá-lá sob uma nova perspectiva, considerando todos os seus aprendizados, as suas quedas e os seus sucessos? 

Como seria contá-la novamente a você mesmo(a), considerando que hoje, você está mais íntimo(a) de si mesmo?

Ao recontar a sua própria história a você mesmo, sob uma nova perspectiva, além de você ter mais respaldo, você não muda sua história. Mas você consegue acolhê-la e perceber que aquilo que você não tinha lá atrás, hoje você pode ter. 

O poder da vírgula

É você quem decide se, nos percalços de sua história, diante dos teus sofrimentos e dos legados deixados por eles, você colocará vírgula ou ponto final. Colocar uma vírgula é dar-se a chance de recontar e, até mesmo, ressignificar sua história sob uma nova perspectiva num futuro breve. Optar pelo ponto final é decretar a si mesmo(a) que não é possível recontar a sua história sob uma nova perspectiva e, consequentemente, permitir que o novo entre em sua vida. 

Acolha a sua história do jeito que ela é. Não mude nenhum detalhe, afinal todos os detalhes fazem parte de você. Mas opte pela vírgula, não pelo ponto final.

Quer ler mais conteúdo como esse? Clique aqui e comece a seguir a psicóloga Talita Rodrigues no Instagram

Tags:
PsicologiaSaúdeSuperação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia