Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Francisco pede verdadeira mudança aos bispos italianos

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
POPE-FRANCIS-AUDIENCE

Antoine Mekary | ALETEIA

I. Media - publicado em 24/05/22

Boletim Direto do Vaticano de 24 de maio
  • Francisco pede uma verdadeira mudança na liderança da Conferência Episcopal Italiana
  • Os Primeiros-Ministros da Macedónia do Norte e da Bulgária no Vaticano
  • Homenagem à Defesa Civil, instituição que atua “em silêncio”

Francisco pede uma verdadeira mudança na liderança da Conferência Episcopal Italiana

O Papa Francisco recebeu cerca de 220 bispos italianos no primeiro dia da 76ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que decorre de 23-27 de Maio de 2022. Segundo os meios de comunicação social italianos, ele deu orientações claras para a escolha do novo presidente da CEI, bem como sobre a reforma da Igreja em Itália, que ele espera tornar mais conciliar.

Segundo a imprensa italiana após o primeiro dia da Assembleia IEC, o Papa Francisco falou mais uma vez francamente aos bispos italianos. No ano passado, o pontífice argentino já tinha deixado claro o seu desapontamento pela lentidão do episcopado italiano na implementação de reformas nas áreas da sinodalidade e da formação de seminaristas, entre outras.

Desta vez, parece que o Papa Francisco quis primeiro resolver a questão da eleição do novo presidente da CEI após o fim do mandato do Cardeal Gualtiero Bassetti. Os bispos italianos apresentaram ao Papa Francisco, Primaz de Itália, uma terna – três nomes de bispos. O Papa escolheu o Cardeal Matteo Maria Zuppi, Arcebispo de Bolonha, como Presidente da Conferência Episcopal Italiana.

Numa entrevista ao Corriere della Sera, o Papa Francisco já tinha expresso o seu desejo de que este presidente fosse um “cardeal”, que “tenha autoridade” e que seja capaz de “fazer uma boa mudança”. Ele já tinha denunciado uma “mentalidade pré-conciliar disfarçada de conciliar” que era difícil de mudar em Itália.

Ontem, segundo a vaticanista Franca Giansoldati do diário Il Messaggero, o Papa rejeitou publicamente um candidato próximo do presidente cessante Bassetti, neste caso o bispo de Modena, Mons. Erio Castellucci. “Sei que ele é um bom bispo e que é o candidato de Bassetti, mas prefiro um cardeal”, disse ele, segundo informações. Segundo a maioria dos jornalistas italianos, os favoritos para a eleição – e candidatos do Papa Francisco – eram os cardeais Matteo Zuppi (66), arcebispo de Bolonha, e Paolo Lojudice (57), arcebispo de Siena. “Francisco quer que o novo presidente seja um cardeal, jovem e capaz de realizar a sua ideia de uma Igreja em movimento e reformista”, disse o jornalista italiano. Se o Papa falou “num clima de grande parresia”, relata L’Avvenire, o diário católico acrescenta que o Papa também garantiu aos bispos presentes a sua liberdade na escolha e que “ele só tinha expressado a sua opinião”.

Uma Assembleia sob pressão

Esta 76ª assembleia plenária de bispos italianos realiza-se numa altura em que cada vez mais grupos de pressão apelam à Igreja italiana para lançar luz sobre os abusos sexuais cometidos por membros do clero no passado. Após a publicação do relatório da Comissão Sauvé em França em Outubro de 2021 e a criação de uma comissão de inquérito em Espanha em Março pelos parlamentares do país, muitas vozes se levantam a favor de que a Itália também enverede por este caminho. Por exemplo, a Coordenação contra os abusos na Igreja Católica em Itália (ItalyChurchToo) acaba de apelar publicamente a um inquérito independente. Uma carta foi recentemente enviada à CEI, bem como a membros proeminentes da Cúria, começando pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, e pelo Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Mario Grech.

Esta semana, espera-se uma comunicação dos bispos sobre as atividades e propostas para combater os abusos promovidas pelo Serviço Nacional de Proteção de Menores, relata Il Fatto Quotidiano. Resta saber se estes anúncios estarão à altura das expectativas das associações de vítimas. No dia da conclusão da assembleia da CEI, na próxima sexta-feira, uma conferência de imprensa da Coordenação contra os abusos na Igreja Católica em Itália terá lugar às 11 da manhã. A associação espera que sejam tomadas “medidas precisas e urgentes” e que a CEI “dissipe as dúvidas sobre a reticência e resistência do episcopado italiano” face a este fenómeno, que ainda não foi objecto de um estudo exaustivo naquele país.


Os Primeiros-Ministros da Macedónia do Norte e da Bulgária no Vaticano

Por Anna Kurian – Como fazem todos os anos ao mesmo tempo, os dois vizinhos dos Balcãs, Macedónia do Norte e Bulgária, reuniram-se em Roma a 23 de Maio para prestar uma homenagem conjunta aos “apóstolos dos eslavos”, Santos Cirilo e Metódio (século IX). O Papa Francisco recebeu os dois primeiros-ministros separadamente e falou com eles em privado durante cerca de 20 minutos cada um. Estas audiências tradicionais no contexto do Dia do Alfabeto Cirílico – 24 de Maio – não foram objeto de uma declaração oficial da Santa Sé. Numa declaração à imprensa após a reunião, o Presidente do governo da Macedónia do Norte, Dimitar Kovachevski, disse que as discussões no Vaticano se tinham centrado no “estatuto da Igreja Católica” no seu país.

A Santa Sé e a Macedónia do Norte estão interessados na cooperação bilateral, “especialmente no campo da cultura e educação”, acrescentou o Primeiro-Ministro, anunciando “colaboração futura no intercâmbio de material e na digitalização de arquivos”. Durante o encontro, Dimitar Kovachevski ofereceu ao pontífice um rosário em filigrana decorado com uma pérola de Ohrid e um álbum das obras do guitarrista macedónio Vlatko Stefanovski. O seu homólogo, o primeiro-ministro búlgaro Kiril Petkov, presenteou o Papa com uma peça de lã feita no centro “Natividade de Cristo” do exarcado católico de rito bizantino-eslavo em Sófia, e um tapete tradicional de Chiprovtsi. O Papa de 85 anos de idade entregou aos seus convidados documentos do seu pontificado e belos livros sobre o apartamento pontifício dedicados ao público, onde os recebeu.

À tarde, os chefes de governo dos dois países predominantemente ortodoxos prestaram homenagem aos irmãos Cirilo e Metódio na Basílica de Santa Maria Maggiore onde, no século IX, o Papa Adrian II abençoou o alfabeto que eles tinham concebido. O Papa Francisco visitou estes dois antigos estados do antigo bloco comunista na Europa Oriental em Maio de 2019, que têm disputas sobre a sua língua e história. No seu discurso de Ano Novo ao Corpo Diplomático a 10 de Janeiro, o Papa falou da região dos Balcãs, apelando a “um diálogo calmo” para evitar novas crises.


Homenagem à Defesa Civil, instituição que atua “em silêncio”

Por Anna Kurian – “O bem não faz barulho mas constrói o mundo”, o Papa Francisco garantiu aos voluntários do Serviço Nacional de Defesa Civil italiano, que recebeu no dia 23 de Maio no Vaticano. Diante deles, o Papa apelou pelo “direito sagrado dos povos à paz”. Durante a audiência, o chefe da Igreja Católica prestou homenagem ao setor voluntário italiano – cerca de 5.000 associações no país. Elogiou os voluntários que trabalham “em silêncio” e agradeceu-lhes em particular pelo seu empenho durante a pandemia e no acolhimento dos refugiados ucranianos que fogem “desta guerra absurda”.

O Papa de 85 anos convidou-os a lutar contra o “isolamento social”. “Não nos salvamos sozinhos”, insistiu ele, “as nossas vidas dependem da vida dos outros”. Também invocou a causa dos refugiados de guerra e refugiados climáticos, vítimas de uma terra que “grita” e mostra “um rosto cruel” depois de ter sido saqueada. Estes refugiados, acrescentou, precisam “de encontrar alguém que estenda a mão, que ofereça um sorriso, que dê tempo livremente”. Ao fazê-lo, “a nossa sociedade torna-se um pouco mais habitável”, o pontífice argentino garantiu ao público, o que foi amplamente aplaudido no final da reunião.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
BisposCaridadeDireto do VaticanoSociedade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia