Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Cultura & Viagem
separateurCreated with Sketch.

O santuário onde os bebês nascidos mortos eram “ressuscitados” para receber o Batismo

MADONNA DI TRAVA

Santuari Italiani - Associazione

Maria Paola Daud - publicado em 25/05/22

Um filme italiano premiado em Cannes resgata a história deste santuário e sua curiosa tradição

Em Trava, no norte da Itália, encontra-se este pequeno e pouco conhecido santuário. E, graças ao filme Small Body (original: Piccolo corpo), recentemente premiado em Cannes, o local voltou a atrair peregrinos.

Até o século XVIII, o santuário era muito popular; acreditava-se que a Virgem de Trava concedia um curto período de vida às crianças nascidas mortas, a fim de que elas fossem batizadas e não acabassem no limbo.

A salvação sem o Batismo é uma questão muito complicada, e a Igreja tem tentado lançar luz sobre ela.

“Santuário do Respiro”

Voltando ao Santuário de Trava, este é um dos poucos santuários à répir, ou seja, que dava um último “respiro” (ou “sopro”) aos bebês falecidos. Era o tempo suficiente para serem batizados, de acordo com um rito muito piedoso e carregado de esperança.

Este rito consistia em colocar a criança sem vida sobre um altar de pedra erguido perto da igreja, na entrada de uma floresta. Ali, na presença de um padre, o recém-nascido era “ressuscitado” por alguns momentos, recebia o sacramento e depois “morria” novamente.

Recordemos que nos tempos antigos, devido às condições de miséria, pobreza e assistência médica inexistente no parto, era comum que muitas mães dessem à luz seu filho morto.

Em testemunho desta crença, há centenas de ofertas votivas no santuário, mostrando estas crianças mortas, renascidas, abençoadas e que depois morreram novamente.

Infelizmente, várias ofertas votivas foram roubadas, e as que sobreviveram foram trancadas por segurança.

MADONNA DI TRAVA
O Santuário das crianças que eram “ressuscitadas” em Trava

Durante o saque, até mesmo a autêntica pintura da Madonna de Trava, na verdade uma das representações da Madonna del Carmine, desapareceu. Hoje é substituída por uma cópia.

O prado verde ao redor do santuário é também uma testemunha única dessas histórias de fé e esperança, assim como o cemitério onde estes bebês que “voltavam à morte” foram enterrados.

O santuário, como medida de proteção, fica sempre fechado. É aberto somente com hora marcada. Apenas um dia do ano ele fica aberto aos moradores locais: 15 de agosto, festa da Assunção.

MADONNA DI TRAVA
Por medida de precaução, o santuário fica sempre fechado

“Corpo pequeno”

Esperemos que o filme Small Body (“Corpo Pequeno”), possa ser visto muito em breve em vários idiomas.

O filme conta, de forma muito delicada e respeitosa, a história de uma dessas mães. Ela tem que passar por uma longa jornada e muitos perigos para dar a possibilidade de “salvar” sua filhinha que morreu ao nascer.

Tags:
BatismoBebêsMorteViagem
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia