Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Católico, homem mais velho do mundo faz 113 anos e revela “receita” da vida longa

Juan Vicente Pérez

@guinnessworldrecords | Instagram

Francisco Vêneto - publicado em 26/05/22

Fé católica, família, trabalho, sono e "um traguinho" são "ingredientes" para o mais velho e também a mais velha (que, aliás, é freira)

O homem mais velho do mundo faz 113 anos nesta sexta-feira, 27 de maio, e, segundo o Guinness World Records, os “ingredientes” da sua “receita” para uma vida longa incluem família, trabalho duro, uma boa noite de sono, a fidelidade à fé católica e “um traguinho diário” – de aguardente, no caso dele; e de vinho, no caso da mulher mais velha do mundo, que, aliás, é uma freira.

Aos 112 anos, o agricultor venezuelano Juan Vicente Pérez foi reconhecido oficialmente pelo Guinness, na última terça-feira, 17, como o atual homem mais velho do mundo.

Família

O popular “Livro dos Recordes” acrescenta que Juan Vicente “tem saúde e memória excepcionais: lembra da infância, do casamento, dos nomes de seus irmãos, filhos e netos. Ele adora estar cercado pela família e amigos”. E a família é numerosa. O viúvo Juan Vicente Pérez, que perdeu a esposa Ediofina del Rosario García em 1997 após 60 anos de casamento, tem 11 filhos, 41 netos, 18 bisnetos e 12 tataranetos.

View this post on Instagram

A post shared by Guinness World Records (@guinnessworldrecords)

Trabalho

Nascido na cidade venezuelana de El Cobre, no estado de Táchira, ele começou a trabalhar com apenas 5 anos de idade, ajudando os pais nas lavouras de cana e café. Já adulto, foi oficial de justiça e teve de lidar com delicados casos de disputas de terras, sem, no entanto, deixar que o estresse prejudicasse a sua saúde. De fato, uma das filhas do homem mais velho do mundo, Nelyda, testemunha que a família “se sente muito grata pela saúde” do centenário.

Fidelidade à esposa e à fé

Juan Vicente Pérez declara que ainda quer viver mais. Ele acrescenta que, quando partir desta vida, deseja ser lembrado como um homem trabalhador, fiel à sua esposa e perseverante na sua profunda devoção religiosa como católico.

A “receita” da mulher mais longeva da atualidade

Irmã André

No mês passado, o time das mulheres longevas também trocou de capitã: com a partida deste mundo da japonesa Kane Tanaka, que tinha 119 anos, quem se tornou a mulher mais velha do planeta e a decana de toda a humanidade foi a Irmã André, uma freira francesa de 118 anos. Batizada Lucile Randon e tendo adotado o nome de André na vida religiosa em homenagem a um irmão mais velho, ela confirma os mesmos “ingredientes” da “receita da longevidade” praticada pelo venezuelano.

Aguardente, vinho ou chocolate?

Os cuidadores da casa de repouso onde a irmã André vive na cidade de Toulon, sudeste da França, contam que ela bebe uma taça de vinho todos os dias. Ela também gosta de comer alguns doces e chocolate. No entanto, diferentemente de Juan Vicente Pérez, o homem mais velho do mundo, a decana da humanidade não inclui o álcool entre os ingredientes principais da vida longa: para ela, o segredo é “rezar e tomar uma xícara de chocolate todos os dias”.

Objetivo de vida aos 117 anos

A religiosa pretende bater todos os recordes oficiais e se tornar a pessoa comprovadamente mais velha da história, superando a também francesa Jeanne Calment, que morreu aos 122 anos. Para isso, não faz corpo mole: não gosta de ficar de preguiça na cama, acorda cedo, toma seu café-da-manhã às 7 horas e depois vai à Missa, todos os dias.

Missa e oração diária

Aliás, a irmã que passou muitos anos da longa vida cuidando de órfãos e idosos afirma que a sua “felicidade diária é poder rezar”.

Vencedora da covid-19

Um dos dados chamativos sobre a trajetória da irmã André é que ela pegou covid-19 e praticamente não apresentou sintomas, vencendo a doença algumas semanas antes de completar 117 anos. Diz ter sentido apenas “um pouco de cansaço”. E emenda:

“Não fiquei com medo porque não tenho medo de morrer”.

Afinal, medo de morrer é coisa de quem não tem perspectiva de vida.

Tags:
IdososSaúdeTestemunhoVida
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia