Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Por que São Filipe Néri é chamado de Apóstolo de Roma

saint Philip Neri

Didier Descouens | CC BY-SA 4.0

Philip Kosloski - publicado em 26/05/22

Ele viveu no século XVI e atendeu o chamado de Deus para evangelizar na Cidade Eterna

São Filipe Néri nasceu em Florença, Itália, e mais tarde na vida sentiu-se chamado a se tornar o Apóstolo de Roma.

De acordo com a Enciclopédia Católica, Filipe Néri renunciou à nobreza de sua família para ir para a Cidade Eterna:

“Ele, muitas vezes, se retirava para rezar em uma pequena capela de montanha pertencente aos beneditinos do Monte Cassino, construída sobre o porto de Gaeta, em uma fenda de rocha(…). Foi ali que sua vocação se tornou definitiva: ele foi chamado para ser o Apóstolo de Roma. Em 1533, chegou a Roma sem dinheiro nenhum. Ele não havia informado seu pai sobre o passo que estava dando, e havia abdicado do seu patrocínio”.

Inicialmente, São Filipe passou seu ministério em Roma como um leigo, organizando grupos locais e liderando outros, em oração.

Depois de 17 anos, ele começou a duvidar de sua vocação. Isso, entretanto, o levou a uma visão celestial que confirmou seu apostolado:

“Em 1550, ocorreu-lhe a dúvida se ele não deveria interromper seu trabalho ativo e se aposentar em solidão absoluta. Sua perplexidade foi colocada em repouso por uma visão de São João Batista, e por outra visão de duas almas em glória, uma das quais estava comendo um pãozinho, significando a vontade de Deus de ele viver em Roma para o bem das almas”.

São Filipe Néri acabou sendo ordenado sacerdote e se cercou de um grupo de discípulos que, depois, se tornariam os Irmãos do Pequeno Oratório.

Ele permaneceu em Roma pelo resto de sua vida, e seu exemplo de santidade impactou muitos na cidade, ganhando mais tarde o título de Apóstolo de Roma.

Tags:
IgrejaromaSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia