Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Arquidiocese divulga normas para padres e fiéis nas redes sociais

normas para padres e fiéis nas redes sociais

P Deliss / Godong

Francisco Vêneto - publicado em 03/06/22

"Nossa presença na internet deve ser marcada pela caridade e pela vivência dos valores morais perenes que os mandamentos nos demarcam"

A arquidiocese espanhola de Toledo divulgou normas para os padres utilizarem adequadamente as redes sociais. Assinado pelo arcebispo dom Francisco Cerro e pelo bispo auxiliar dom Francisco García, o documento “Para um bom uso das redes sociais em nossa Igreja particular” foi lançado no Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 29 de maio.

Dom Francisco escreveu:

“A Igreja, consciente de que todos os meios de comunicação lícitos são bons para difundir a Verdade do Evangelho e os valores que brotam da sua pregação, aconselha e encoraja seus fiéis, especialmente os sacerdotes, a usá-los com dedicação e equilíbrio. Nossa presença na internet deve ser marcada pela caridade e pela vivência dos valores morais perenes que os mandamentos nos demarcam. Como arcebispo de Toledo, é meu dever zelar sempre pela sã doutrina e para que os fiéis não sofram danos à sua fé ou costumes”.

O arcebispo recorda que o Espírito Santo “nos chama a ser vigilantes e a fazer um sério discernimento sobre o uso desses meios, que nos permitem viver nesta cultura sem perder a liberdade pela qual Cristo nos libertou”.

Ele pede que os fiéis delimitem o seu tempo nas redes sociais de modo “razoável” e mantenham retas intenções, apresentando-se com o próprio nome, evitando perfis falsos e abstendo-se de “confundir ou escandalizar”.

A arquidiocese de Toledo está implementando também uma Comissão para o Bom Uso da Internet.

Tags:
IgrejaInternetmidiaValores
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia