Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Em plena crise vocacional, diocese ordena 70 padres num único fim de semana

70 padres ordenados em Guadalajara

@SeminarioGuadalajara

Francisco Vêneto - publicado em 07/06/22

Foram tantos sacerdotes e famílias que não cabia todo mundo no santuário: foi preciso realizar duas cerimônias!

Em plena crise vocacional, uma diocese ordenou 70 padres num único fim de semana: trata-se da Arquidiocese de Guadalajara, no México.

Foram tantos novos sacerdotes e tantas famílias presentes que foi impossível reunir todas as pessoas ao mesmo tempo no Santuário dos Mártires Mexicanos: foi preciso realizar duas cerimônias!

A primeira Missa de ordenação foi celebrada no sábado, com 33 ordenandos recebendo o sacramento da ordem, e a segunda foi no domingo, solenidade de Pentecostes, com mais 37 novos sacerdotes. As duas celebrações foram presididas pelo cardeal arcebispo dom José Francisco Robles Ortega.

Não esquecer as origens

Na homilia, o cardeal destacou que os neo-sacerdotes não servem ao mundo, mas a Deus. Ele reafirmou que o Espírito Santo os escolheu para apascentarem o rebanho de Cristo. Dom Robles Ortega também recordou aos novos sacerdotes que eles não devem esquecer as próprias origens:

“O sacerdote não é um anjo, não é um extraterrestre, não é um ser superior, não pertence a uma casta estrangeira. O sacerdote é um homem, escolhido por Deus, tomado por Deus dentre os seus irmãos, os homens. Quando o sacerdote esquece a sua origem, traça uma distância entre ele e a comunidade a quem deve servir, passando a mensagem de que ele é superior e que deveria ser reconhecido e servido. Quando o sacerdote toma essa atitude de superioridade, ele se vê envolvido neste mal que infelizmente afeta a Igreja: o clericalismo”.

Não esquecer que são de Deus

Ao mesmo tempo, dom Robles Ortega reforçou para os 70 padres que eles devem servir aos homens nas coisas que são de Deus:

“É isso que o povo espera do sacerdote: um homem de Deus, um homem que fale de Deus, um homem que seja a presença de Deus entre eles, para experimentar a Sua misericórdia, experimentar a Sua salvação. O sacerdote é tomado dentre os homens e colocado a serviço dos homens, mas não do mundo. Não a serviço do mundo, não com os critérios do mundo. O mundo pode entrar no coração, na mente, em nossa pessoa, em nosso sacerdócio, e pode se apossar de nós e nos fazer esquecer que somos de Deus, para o serviço dos irmãos nas coisas que são de Deus”.

Tags:
IgrejaPadresVocação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia