Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

O melhor momento para rezar em família

shutterstock_1299605293.jpg

By Aquarius Studio | Shutterstock

Caroline Moulinet - publicado em 10/06/22

Alguns fatores precisam ser levados em conta quando o assunto
é definir o melhor horário para a oração familiar diária

A experiência mais comum entre as famílias cujos membros rezam juntos é se encontrar à noite, entre o jantar e a hora de dormir. Esta é o momento mais comum. Para alguns, entretanto, será imediatamente após o jantar, antes do ritual de dormir; para outros, especialmente com crianças menores, será pouco antes de dormir. Mas será que existe o melhor momento para rezar em família?

O melhor momento para rezar em família dependerá, naturalmente, da rotina dos familiares e do número e da idade das crianças (se houver). Às vezes não é possível reunir todos os membros da família para a oração. Por exemplo: quando um dos pais ou o adolescente chega tarde em casa e o pequeno tem que ir para a cama. Também pode ser preferível que os pais rezem sozinhos com uma criança de dois ou três anos, a fim de que a oração familiar com as crianças mais velhas seja um momento mais tranquilo, sem a agitação dos mais novos.

E o tempo de oração? Bem isso pode variar de acordo com a idade das crianças e o ritmo de cada membro da família. Por outro lado, é importante que haja um tempo definido, um tempo dedicado ao Senhor.

O Padre Augustin Bourgue nos lembra, em seu livro Prier en famille: mission impossible? (“Oração em família: missão impossível?”), a importância de ter outros momentos de oração durante o dia. “A oração em família também pode ser simplesmente uma ‘Ave Maria’ no carro a caminho da escola ou uma canção de louvor durante uma caminhada”.

Por exemplo, algumas famílias têm o hábito de recitar uma breve oração pouco antes de sair para a escola, uma simples bênção de cada pessoa e seu dia. Não importa quão rápido seja este momento, ele é valioso. De fato, as crianças percebem que é possível recorrer ao Senhor a qualquer hora do dia. Padre Augustin Bourgue enfatiza: “É bom para a família saber que tudo pode ser vivenciado com o Senhor”.

Este é o ideal: orações curtas ao longo do dia e um momento dedicado a Deus para ancorar a oração em família na vida diária, mesmo que isso signifique mudar o horário de acordo com as alterações na rotina da família.

O Padre Augustin Bourgue sorri e diz: “Não é difícil mudar, evoluir. Não é dramático, é pragmático”. Então, tente encontrar o melhor momento para vocês rezarem aí na sua família. Mas, sobretudo, tenha em mente que o essencial é rezar.

Tags:
CasaFamíliaFilhosOraçãopais
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia