Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Razões médicas obrigam Papa a adiar viagem a Líbano e África

Pape Francisco adia viagens ao Líbano e à África

Antoine Mekary | ALETEIA

Francisco Vêneto - publicado em 11/06/22

Porta-voz vaticano: "pedido dos médicos"

Razões médicas obrigaram o Papa Francisco a adiar, em junho, a viagem ao Líbano, e, em julho, a dois países da África: a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

A viagem apostólica ao Líbano estava prevista para este 12 de junho, enquanto aquela ao continente africano aconteceria entre 2 e 7 de julho, com Francisco visitando as cidades de Kinshasa e Goma, na República Democrática do Congo, e Juba, a capital do Sudão do Sul.

O adiamento da visita ao Líbano foi confirmado pelo ministro do Turismo do país, Walid Nassar, que acrescentou que o motivo apresentado pelo Vaticano foram, de fato, os problemas de saúde do Papa Francisco. A Santa Sé não comentou a decisão.

No tocante ao adiamento da viagem à África, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou nesta sexta-feira, 10:

“Aceitando o pedido dos médicos e para não comprometer os resultados das terapias no joelho ainda em andamento, o Santo Padre, com pesar, é obrigado a adiar a Viagem Apostólica à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, prevista para realizar-se de 2 a 7 de julho, para uma nova data a ser definida”.

Está prevista ainda, para 24 a 30 de julho, a viagem de Francisco ao Canadá. Não houve até o momento nenhuma comunicação sobre eventual necessidade de cancelamento, como ocorreu com a viagem do Papa ao Líbano e à África.

O Papa e a bengala

Francisco tem sofrido com fortes dores no joelho há vários meses. Recentemente, ele adotou o uso da bengala de modo recorrente, após ter chegado a utilizar, por breve tempo, uma cadeira de rodas.

Ele mesmo já falou abertamente sobre a situação em diversas oportunidades. Na audiência geral de 26 de janeiro, ele se desculpou com os fiéis presentes ao dizer que precisaria permanecer sentado para os tradicionais cumprimentos e bênçãos ao público.

“Deixem-me explicar que hoje não poderei estar entre vocês para cumprimentá-los, porque estou com um problema na perna direita. Estou com uma inflamação no ligamento do joelho, mas descerei para cumprimentá-los e vocês podem vir me cumprimentar. É uma coisa passageira”.

E, bem-humorado, fez piada com a situação:

“Me disseram que essas coisas só acontecem com os velhos. Não sei por que isso está acontecendo comigo”.

Tags:
Papa FranciscoSaúdeViagem
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia