Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Maria, a escolhida de Deus para a nossa santificação

MOTHER MARY

Immaculate | Shutterstock

Mário Scandiuzzi - publicado em 12/06/22

Como a filha predileta do Pai, esposa do Espírito Santo e mãe do Salvador se tornou a nossa grande intercessora

Maria é a filha predileta de Deus Pai, que a preservou do pecado original para que ela pudesse acolher em seu ventre Jesus, o nosso Salvador. 

No primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas lemos que o anjo Gabriel foi até Nazaré, anunciar os planos de Deus para Maria. Ela, que acolheu a mensagem do Pai, respondeu: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lucas 1, 28-38). 

E a partir daquele momento, o Deus que se fez homem começou a se formar em seu ventre. E mesmo sendo a mãe do Salvador, Maria fez questão de servir, como mostra a sequência do Evangelho de São Lucas. Ela foi até a casa de Isabel, sua parente, que estava grávida de João Batista. Assim que entrou na casa, Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”. Ou seja, Maria foi a primeira a evangelizar, a anunciar a vinda do Salvador (Lucas 1, 39-45). 

Ela acompanhou Jesus na vida adulta, e foi a pedido dela que o Verbo Encarnado o primeiro milagre, transformando água em vinho nas bodas de Caná, na Galiléia (João 2, 1-11). 

Quando Jesus se entregou por nós, morrendo na cruz, Maria estava lá. São João nos conta em seu Evangelho que “quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis aí teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí tua mãe’. E desta hora em diante, o discípulo a levou para sua casa” (João 19, 25-27). 

E Maria também estava com os apóstolos quando Jesus enviou o Espírito Santo (Atos 1, 14). 

Foi através do sim de Maria que Deus realizou seu plano de salvação, enviando Jesus ao mundo. E como filha predileta do Pai, esposa do Espírito Santo e mãe do Salvador, Nossa Senhora é a nossa intercessora. 

E Maria é a escolhida de Deus para a nossa santificação. Como escreveu São Luís Maria Grignion de Montfort:

“Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que Ele possui. Deste modo ela distribui seus dons e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é concedido aos homens, que não passe por suas mãos virginais”.

Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, nº 25
Tags:
DevoçãoMariaMilagreNossa Senhora
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia