Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Não faça barulho; faça a diferença

TEENAGER, BOY, PORTRAIT

Phovoir | Shutterstock

Pe. Luigi Epicoco - publicado em 12/06/22

Jesus usa duas imagens eloquentes. Ambas são silenciosas, mas ambas mudam radicalmente a realidade

Sabor e luz são as duas imagens eloquentes que Jesus usa para recordar a cada um de nós a identidade mais profunda da nossa vocação cristã: “Vós sois o sal da terra…vós sois a luz do mundo”. É uma grande responsabilidade ser o sal das coisas, e é uma responsabilidade igualmente grande iluminar a escuridão do mundo e da história.

O sal e a luz não fazem barulho, mas fazem a diferença. Não são coisas sensacionais em si mesmas, mas mudam radicalmente a realidade. Se algo carece de sal nota-se imediatamente, e se a luz está ausente nota-se igualmente a diferença.

Os cristãos não fazem barulho, mas são chamados a fazer a diferença nas coisas. A sua presença tem o mesmo propósito que o sal e a luz, a mesma humildade, a mesma essencialidade. É por isso que a grande questão que temos de nos colocar é se estamos a preservar o sabor da fé em nós, e se não estaremos a esconder o esplendor do ser de Cristo.

E isso é diferente de fazer propaganda de Cristo ou proclamar as nossas crenças de alguma forma. Enquanto o mundo usa meios mundanos para travar as suas batalhas, os cristãos sabem que a sua arma vencedora é estar cada vez mais unidos a Cristo. Se estão ligados a Ele através de uma verdadeira vida espiritual, então todos os seus gestos são carregados de sentido e dão sentido. E como o sal, por vezes queima nas feridas, e por vezes dá sabor às coisas.

Enquanto o mundo grita e trava batalhas, nós temos de ser como a luz aponta para a verdade, sobretudo através do nosso testemunho pessoal. Os cristãos são amigos da Verdade, mas por causa dela, nunca transformam ninguém em inimigo. Podem combater coisas que estão erradas, mas nunca confundem as pessoas com coisas. Jesus nunca usou de violência contra ninguém; Ele permaneceu uma luz para todos, mesmo para aqueles que o feriram.

Evangelho de Mateus 5, 13-16

Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.

Tags:
BíbliaJesusMeditação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia