Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Brasil: Câmara dos Deputados aprova Dia Nacional do Terço dos Homens

terço dos homens rosário autenticidade oração

Pascal Deloche | Godong

Francisco Vêneto - publicado em 15/06/22

Desde 2009, com exceção do período de restrições na pandemia, as romarias do Terço dos Homens vêm lotando o Santuário de Aparecida

O projeto de lei que institui no Brasil o Dia Nacional do Terço dos Homens em 8 de setembro, festa da Natividade de Nossa Senhora, foi aprovado nesta segunda-feira, 13 de junho, pela Câmara dos Deputados. Agora o texto passará pela votação do Senado.

A proposta é do deputado Eros Biondini (PL-MG), que escreveu via rede social:

“Quando os pais oram, a família toda é edificada. Obrigado a todos pelo grande apoio que recebi. Sem vocês eu não conseguiria”.

Segundo o relator do projeto, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), o terço rezado pelos homens reforça a presença dos leigos na Igreja e nas suas comunidades, além de ser um sinal cristão para a formação da família e de uma sociedade cristã. No plenário da Câmara, ele afirmou:

“A iniciativa do Terço do Homens é valorosa para a Igreja porque traz para o seio da veneração de Maria uma parte dos homens que muitas vezes acabaram ficando distantes de certas atividades de louvor”.

Também na Câmara, o deputado Francisco Jr (PSD-GO), coordenador da Frente Parlamentar Católica, declarou:

“O terço dos homens é o movimento que mais cresce no Brasil. E ele vem neste momento trazer toda essa energia, toda essa coragem, toda essa disposição do brasileiro”.

A agência de notícias ACI Digital registrou declarações do secretário geral do Terço dos Homens do Brasil, Glayson Lozer:

“O Terço dos Homens tem se caracterizado como porta de entrada de homens que não só retornam à comunhão com a Igreja, mas, ao mesmo tempo, de transformação interior na vida desses homens no seio de suas famílias e na sociedade em geral. Isso é o que esperamos cada vez mais: evangelizar, santificar, salvar as almas”.

Segundo Glayson, a aprovação do projeto de lei sobre o Dia Nacional do Terço dos Homens era aguardada desde fevereiro de 2021, quando se encerrou a XIII Romaria Nacional do Terço dos Homens em Aparecida, SP. Ele comenta que o dia 8 de setembro não foi escolhido por acaso:

“Na então Vila Providência, hoje município de Itabi, SE, um grupo com cerca de 200 homens rezou sob o nome ‘Terço dos Homens’ pela primeira vez. Era dia 8 de setembro de 1936, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde o grupo existe até hoje”.

A ACI Digital recorda que, desde 2009, com exceção do período de restrições devidas à pandemia de covid-19, as romarias anuais do Terço dos Homens vêm lotando o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A agência também registra que o Terço dos Homens já foi reconhecido por leis estaduais em sete unidades da federação: Sergipe, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Tags:
BrasilNossa SenhoraRosárioTerço
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia