Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Dois padres jesuítas assassinados dentro de igreja em região de narcotráfico

Padres assassinados no México

@JesuitsGlobal

Francisco Vêneto - publicado em 21/06/22

URGENTE: dois padres jesuítas assassinados – eles tentaram defender um homem que tinha entrado na igreja em busca de refúgio

Dois padres jesuítas foram assassinados no México em uma região que sofre forte influência do narcotráfico. As vítimas são o pe. Javier Campos Morales e o pe. Joaquín César Mora Salazar. Ambos foram executados nesta segunda, 20 de junho, dentro de uma igreja na cidade de Cerocahui, no estado de Chihuahua.

A região é tristemente caracterizada pela produção de drogas.

O próprio presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, declarou que os dois jesuítas assassinados estavam tentando defender um homem que havia entrado na igreja em busca de refúgio: ele fugia dos bandidos armados que acabaram matando o homem e também os dois padres.

A província mexicana da Companhia de Jesus deplorou a violência, exigiu justiça e pediu a restituição dos corpos, que foram levados da igreja por pessoas armadas. O comunicado acrescenta:

“Todos os dias, homens e mulheres são arbitrariamente privados de vida, como nossos irmãos foram assassinados hoje. Não nos calaremos diante da realidade que dilacera toda a sociedade”.

A comunidade declarou que continuará trabalhando por justiça, reconciliação e paz na região, com iniciativas pastorais, educativas e sociais.

“Notamos a dor que o nosso povo está experimentando por causa da violência e nos solidarizamos com tantas pessoas que sofrem a mesma situação, sem que o seu sofrimento desperte empatia e atenção do público. Temos a confiança de que os testemunhos de vida cristã de nossos queridos Javier e Joaquín continuarão inspirando homens e mulheres a se entregarem ao serviço dos mais vulneráveis”.

O pe. Arturo Sosa, SJ, superior geral da Companhia de Jesus, também se manifestou sobre o assassinato dos dois jesuítas:

“Estou chocado e triste com esta notícia. Meus pensamentos e orações estão com os jesuítas no México e com as famílias deles. Temos que acabar com a violência em nosso mundo e com tanto sofrimento desnecessário”.

Tags:
DrogasPadresViolência
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia