Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Sim, Deus tem um coração!

JESUS

Renata Sedmakova | Shutterstock

Hozana - publicado em 24/06/22

Deus é amor e se dá a nós diariamente pelo seu coração, que é entregue à humanidade e acessível aos que se permitem encontrar

“Deus veio de longe e Ele parou a um passo do vazio, diante dos nossos olhos.” 

É com esse trecho de um poema de São João Paulo II que gostaria de iniciar essa reflexão a respeito do mistério: Deus tem um coração!

Ao longo da história da Igreja, podemos contemplar muitos homens e mulheres que foram atravessados por essa verdade capaz de mudar rumos e ressignificar tudo. Deus é amor e se dá a nós diariamente pelo seu coração que é doado, entregue à humanidade, acessível aos que se permitem encontrar.

Ele, indescritível e majestoso, veio do alto de Sua glória e se colocou diante de nós, no meio de nós, para nos alcançar como se fosse um igual, caminhando ao nosso lado, compreendendo as nossas sensações, acolhendo os nossos anseios e nos apontando a vontade do Pai.

“Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: ‘Não quebrarão nenhum dos seus ossos’. E outra Escritura ainda diz: ‘Olharão para aquele que transpassaram.”

(Jo 19,31-37)

O Sagrado Coração de Jesus

A espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus nasce na experiência da cruz quando, esvaziado de si, Cristo entrega a sua vida em sacrifício pela remissão dos pecados e definitiva aliança com o seu povo. A lança daquele soldado nos abriu um lugar, de onde recebemos o sangue da vida e a água da purificação. Não precisamos mais ter sede. 

Em 16 de junho de 1675, na França, em um de seus muitos momentos de oração, Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e apresentou-lhe o Seu coração rodeado por chamas de amor, coroado por espinhos, com uma fenda aberta de onde brotava sangue e saía uma cruz.

 “Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-Se e consumir-Se, para manifestar-lhes Seu amor. E como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, desprezos, irreverências, sacrilégios, friezas que têm para comigo neste Sacramento de amor”.

O que fazer diante das palavras de Jesus, aquele que nos deu tudo?
Necessário nos é amá-lo e honrá-lo com as nossas vidas, perseguindo com afinco a Sua Vontade que nos criou para sermos santos e felizes, lembrando de Sua aliança para conosco. 

Deus tem um coração!

Esse é o primeiro passo que convido você a dar: reconhecer que Deus tem um coração. Na gestação humana o primeiro órgão a se desenvolver é o coração. Já nas primeiras semanas de gestação podemos escutar o coração que bate. Assim, na Encarnação de Jesus, o primeiro órgão a ser gerado no seio da Virgem Maria foi o Coração. E no alto da cruz, esse mesmo coração foi transpassado pela lança do soldado e dele jorrou sangue e água. É desse coração que é gerada a nova humanidade, é desse coração que um novo tempo se inaugura. E é esse coração aberto que nos convida hoje “Vinde à mim”.

Finalizo, então, fazendo a você um convite irresistível. Permita-se encontrar por esse Coração que só sabe amar. No Hozana temos duas belíssimas propostas para que você viva e beba dessa espiritualidade: um retiro de 9 semanas para mergulhar na Espiritualidade do Coração de Jesus e um retiro de 5 dias com a temática “Um Coração que tanto amou o mundo”. Escolha o seu e vamos juntos mergulhar fundo nesse Coração.  

Luciana Fontenele, pelo Hozana

Tags:
DevoçãoSagrado Coração de Jesus
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia