Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: Papa encoraja famílias do Caminho Neocatecumenal

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
DURING POPE FRANCIS mass for the 10th World Meeting of Families

Antoine Mekary | ALETEIA

I. Media - publicado em 28/06/22

Boletim Direto do Vaticano, 28 de junho
  • Francisco envia 430 famílias do Caminho Neocatecumenal em missão
  • Uma delegação do Patriarcado de Constantinopla em Roma para a festa de Pedro e Paulo
  • O Papa Francisco nomeia jurista britânico para a ASIF

Francisco envia 430 famílias do Caminho Neocatecumenal em missão

Por Isabella De Carvalho – O Papa Francisco enviou 430 famílias do Caminho Neocatecumenal em missão durante uma audiência no Salão Paulo VI na segunda-feira. Ele os encorajou abençoando as cruzes que os acompanharão em sua missão ao redor do mundo e enfatizou em um discurso improvisado a importância de “pregar Jesus Cristo com a força do Espírito na Igreja e com a Igreja”.

O iniciador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, fez um breve discurso ao Papa, no qual apresentou as famílias de pelo menos 50 países de todo o mundo. Estiveram presentes famílias do Cazaquistão, Islândia, França, Jamaica e Etiópia, que vieram a Roma para o 10º Encontro Mundial das Famílias, que terminou no sábado, 25 de junho.

“Ide em frente no poder do Espírito, levando o Evangelho em vossos corações e mãos”, disse Francisco, que entrou na Sala Paulo VI do Vaticano com sua bengala. Ele pediu a essas famílias e missionários “docilidade e obediência a Jesus Cristo em sua Igreja” e ao “Espírito que vos envia”. O Papa também enfatizou o papel do bispo como “chefe” das Igrejas locais. As famílias missionárias devem “ir sempre adiante com o bispo”, insistiu ele.

Das 430 famílias abençoadas pelo Papa, 273 já estão em missão há alguns anos, mas não puderam receber a visita do Papa Francisco a Roma por causa da pandemia, de acordo com uma declaração do Caminho Neocatecumenal.

Em seu discurso, Kiko Argüello fez uma menção especial às famílias missionárias na Ucrânia que tiveram que partir por causa da guerra. Da mesma forma, aqueles normalmente presentes na China não puderam retornar por causa da Covid-19 e das restrições sanitárias. Entretanto, ele disse que um grupo de seminaristas do seminário Redemptoris Mater em Macau, China, retornará nos próximos dias.

Finalmente, o fundador do Caminho Neocatecumenal anunciou que a Diocese de Madri abrirá em breve a causa de beatificação de Carmen Hernandez, que iniciou a comunidade com ele nos anos 60 e que morreu em 2016. O Caminho Neocatecumenal é um “itinerário de formação cristã” nascido na periferia desfavorecida de Madri. De acordo com seu website, está presente em 134 países e conta com 21.300 comunidades.


Uma delegação do Patriarcado de Constantinopla em Roma para a festa de Pedro e Paulo

Por Anna Kurian – Como faz todos os anos, o Papa Francisco receberá uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, que veio a Roma por ocasião da festa dos Santos Pedro e Paulo na quarta-feira, 29 de junho, disse a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Arcebispo Job de Telmissos, representante do Patriarcado no Conselho Mundial de Igrejas e co-presidente da Comissão Internacional Mista para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, chefiará a delegação, que também inclui o Bispo Adrianos de Alicarnassos e o Diácono Patriarcal Barnabé Grigoriadis.

Os três líderes ortodoxos participarão no dia 29 de junho da missa celebrada pelo Papa Francisco em São Pedro – durante a qual ele abençoará os pálios dos arcebispos metropolitanos nomeados durante o ano – e serão recebidos pelo pontífice argentino no dia seguinte. Eles também participarão de reuniões com o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Os representantes ortodoxos honrarão o tradicional intercâmbio de delegações na festa de seus respectivos santos padroeiros. Em 30 de novembro, para a festa de Santo André, padroeiro do Patriarcado, representantes da Igreja Católica visitarão, por sua vez, Istambul (Turquia).


O Papa Francisco nomeia jurista britânico para a ASIF

Por Camille Dalmas – O Papa Francisco nomeou Kevin Ingram, nascido na Inglaterra, como membro da Autoridade de Informação e Monitoramento Financeiro, a agência de combate à lavagem de dinheiro da Santa Sé, anunciou o Gabinete de Imprensa da Santa Sé em 25 de junho de 2022. O advogado, formado em jurisprudência por Oxford, é um especialista em questões de segurança financeira.

O escritório de advocacia Clifford Chance, no qual ele é sócio desde 1998, diz ser especializado “todos os tipos de transações financeiras estruturadas”. Ele é membro da Autoridade de Supervisão Prudencial do Reino Unido, e vice-presidente e membro da Associação para Mercados Financeiros na Europa.

Esta é a segunda nomeação de um membro da ASIF pelo Papa Francisco em dois meses. Em 5 de maio, ele nomeou um estatístico filipino, Roberto Sanchez Mariano.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Direto do VaticanoIgrejaPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia