Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Direto do Vaticano: A bênção dos pálios em Roma, um momento de grande comunhão

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Pope Francis leads a mass for the Solemnity of Saints Peter and Paul

Antoine Mekary | ALETEIA

I. Media - publicado em 30/06/22

Boletim Direto do Vaticano, 30 de junho
  • Bênção dos pálios: “Um momento de grande comunhão eclesial”, diz o Arcebispo de Dijon
  • Ucrânia: Francisco condena o bombardeamento do centro comercial de Krementchouk
  • “O caminho da fé nunca é um passeio no parque”, reconheceu o Papa no Angelus

Bênção dos pálios: “Um momento de grande comunhão eclesial”, diz o Arcebispo de Dijon

Por Hugues Lefèvre – Dom Antoine Hérouard, o novo Arcebispo de Dijon, foi um dos três arcebispos franceses nomeados este ano que veio a Roma para recolher o seu pálio no final de uma Missa celebrada na Basílica de São Pedro a 29 de Junho. O antigo bispo auxiliar de Lille fala sobre como viveu esta celebração para a qual foram convidados os 44 arcebispos recentemente nomeados de todo o mundo.

O que lhe disse o Papa Francisco após a missa?

Apresentei-me e expliquei-lhe que nos tínhamos encontrado para falar sobre Lourdes quando eu era delegado apostólico. Desejou-me um bom ministério em Dijon e deu-me esta caixa contendo o pálio. Ser-me-á dedicado pelo Núncio em Setembro próximo em Dijon.

Como experimentou a bênção do pálio?

Foi um momento de grande comunhão eclesial. Havia arcebispos de todo o mundo. Eu estava entre um arcebispo da Índia e outro do Quénia. É muito bonito experimentar esta dimensão da universalidade da Igreja aqui em São Pedro. Havia um fervor e uma intensidade na oração que era evidente.

Como recebeu as palavras do Papa Francisco que advertiu, na sua homilia, contra a tentação de uma “retirada para dentro de si mesmo” na Igreja?

Foi de fato muito forte. O Papa partiu da história do Apóstolo Pedro, que foi libertado da sua prisão, que se levantou e saudou a força da Ressurreição. É isto que deve ser a força motriz e a imagem da Igreja de hoje. Os cristãos devem erguer-se, sem medo, sem serem prisioneiros dos seus hábitos, para ir em frente e testemunhar o poder do Evangelho.

Será este processo sinodal, ao qual o Papa deu grande ênfase, um roteiro para Dijon?

Sim, a diocese participou no sínodo sobre a sinodalidade, como todas as dioceses do mundo. Tenho também em mente o que foi vivido em Lyon há pouco tempo com todos os bispos de França e os seus convidados. Tivemos aí um bom momento sinodal. Tomámos nota do que foi dito nas dioceses, sublinhando ao mesmo tempo as razões de esperança e depois as deficiências que foram reveladas nos vários relatórios.

Em Dijon, há muito trabalho a ser feito para assegurar que todos estejam no seu lugar, que os sacerdotes sejam bem reconhecidos no seu ministério e que os leigos nem sempre dependam dos sacerdotes para tudo. Devem poder assumir a sua responsabilidade como batizados e testemunhas do Evangelho, na sua vida quotidiana mas também na comunidade cristã. Isto requer a formação dos leigos, para lhes permitir assumir um certo número de responsabilidades na vida da diocese.

Na sua homilia, o Papa também advertiu contra a “clericalização dos leigos”; será isto um risco na sua opinião?

Este é de fato um elemento importante. Sabemos que os clérigos não devem dominar. Mas o clericalismo pode afetar toda a gente. A verdadeira questão que temos de nos colocar é como vivemos as nossas responsabilidades. Serão eles um poder que podemos exercer sobre os outros ou estão ao serviço do nosso vizinho?

Em Dijon, tivemos a sorte de ter a ordenação de um novo padre no domingo passado. Escolhemos utilizar os textos litúrgicos para a festa dos Santos Pedro e Paulo. Na homilia, sublinhei este aspecto: aquele que é ordenado está lá para estar ao serviço das comunidades que lhe foram confiadas. E isto não significa que ele tenha de fazer tudo sozinho.

O Papa chamou os novos arcebispos para serem “sentinelas vigilantes do rebanho” e para lutarem “a boa luta, nunca sozinhos mas com todo o Povo de Deus fiel”. Será que a missão de um bispo se tornou hoje impossível?

Não o creio. É uma missão complexa mas não impossível. Há muita expectativa mas também muita confiança e encorajamento. O bispo tem duas funções principais. Ele deve ser o garantidor da unidade na sua diocese. E depois deve dar um certo impulso, uma direcção, para que a evangelização se torne uma realidade na vida da diocese. Assim, o bispo não tem simplesmente de administrar a sua diocese, mas deve olhar para o futuro.


Ucrânia: Francisco condena o bombardeamento do centro comercial de Krementchouk

Por Anna Kurian – No Angelus de 29 de Junho, o Papa Francisco implorou uma vez mais pelo fim da guerra na Ucrânia, condenando os “ataques bárbaros” a que o país tem sido sujeito desde a invasão russa de 24 de Fevereiro.

Da janela do Palácio Apostólico com vista para a Praça de São Pedro, após a oração mariana, o Pontífice deplorou o ataque que atingiu o centro comercial de Krementchouk, no centro do país, a 27 de Junho, matando pelo menos 18 pessoas e ferindo dezenas.

O Papa disse que levava “a querida e martirizada Ucrânia no seu coração todos os dias” e esperava fervorosamente ver “um fim” a “esta guerra louca”. Convidou a multidão a “perseverar sem se cansar na oração pela paz”.

“Que o Senhor abra os caminhos do diálogo que os homens não querem encontrar ou não conseguem encontrar”, acrescentou o chefe da Igreja Católica, pedindo também ajuda para “o povo ucraniano que tanto sofre”.


“O caminho da fé nunca é um passeio no parque”, reconheceu o Papa no Angelus

Por Hugues Lefèvre – Na festa dos santos apóstolos Pedro e Paulo, o Papa Francisco recitou a oração do Angelus da janela do Palácio Apostólico do Vaticano a 29 de Junho. Tomando o exemplo da viagem dos dois santos padroeiros de Roma, salientou que o caminho da fé é “exigente” e “árduo”.

“Em dificuldades e julgamentos, será que me desencorajam?”. Esta foi a questão colocada pelo Papa Francisco à multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, neste feriado em Roma. Contando a “aprendizagem” de Pedro na fé, o seu sucessor recordou que o apóstolo tinha ficado “horrorizado” com a ideia da cruz. “Mas no fim da sua vida, deu testemunho do Senhor com coragem, até ao ponto de ser crucificado”, explicou ele.

“Uma oportunidade para crescer na confiança no Senhor”

“O caminho da fé nunca é um passeio no parque”, insistiu, reconhecendo que perante “as duras provações da vida, tudo parece vacilar”. Nestes momentos difíceis, “estamos inclinados a protestar contra o Senhor”, pedindo-lhe caminhos menos dolorosos.

Mas este “drama interior” faz parte da experiência cristã, salientou Francisco, apelando a que os sofrimentos encontrados sejam “uma oportunidade para crescer na confiança no Senhor”. “Pois é ele […] que nos livra de todo o mal e nos conduz em segurança para o céu”, concluiu ele.

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
Direto do VaticanoIgreja
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia