Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 26 Setembro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Você sabe o que é heresia do modalismo em relação à Santíssima Trindade?

Santíssima Trindade

Pe. José Eduardo - Reportagem local - publicado em 01/07/22

Quem explica é o pe. José Eduardo Oliveira

A heresia do modalismo se refere a um entendimento errôneo sobre a Santíssima Trindade: consiste em ver as três Pessoas Divinas do Único Deus não como Pessoas distintas, mas como “modos” de uma única Pessoa – daí o termo “modalismo”.

Quem explica resumidamente esse erro teológico é o pe. José Eduardo Oliveira, que comentou em sua rede social:

“Preocupa-me o fato de que alguns cristãos do nosso tempo não tenham percepção da fé trinitária: adoram o Pai, louvam Jesus, invocam o Espírito Santo, mas de maneira desarticulada, sem perceberem a unidade das Pessoas Divinas.

Há muitos que caíram na heresia do modalismo (em que não se consideram como Pessoas os Entes da Trindade, mas apenas como modos de uma única Pessoa, que esgotaria toda a substância de Deus) ou mesmo do unitarismo, para não falar de coisas ainda mais grotescas.

Pior ainda quando esses homens se enchem de arrogância e simplesmente desprezam levianamente aquilo que foi concebido com muitíssima reverência pela alta teologia dos Padres da Igreja, cujo patrimônio é reconhecido integralmente pela Igreja Católica, pela Igreja Ortodoxa e pelas Igrejas Protestantes…”.

O padre então reforçou a importância de se estudar e se conhecer os conteúdos da fé:

“‘A fé requer o intelecto’, afirmava Santo Anselmo. Dizendo-o de outro modo, a fé demanda estudo.

O arqueologismo de alguns irmãos que, sob a desculpa de escaparem para um suposto páleo-cristianismo pré-constantiniano, na verdade apenas inventam um híbrido frankeinsteiniano entre um liberalismo irresponsável e uma teologia hiponga, os tem levado ao ridículo de se agir como velhos que se comportam como crianças na pré-escola.

A promessa de Jesus de que nos tinha a dizer coisas que, nos dias da encarnação, não seríamos capazes de entender e que o Espírito nos conduziria à verdade completa (cf. Jo 16,12-13) passa pelo ministério magisterial e ininterrupto da Igreja, a quem São Paulo chamou de ‘Coluna e Fundamento da Verdade’ (1Tm 3,15)”.

Tags:
DoutrinaEspírito SantoIgreja Católica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia