Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 26 Setembro |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A frase de Buda sobre o mal que o Papa Francisco tanto gosta

web3-pope-francis-buddist-myanmar-budha-000_up1l5-vincenzo-pinto-afp-ai

Birmania (3/3): Papa Francesco incontra la comunità buddista.

Gelsomino Del Guercio - publicado em 03/07/22

O pontífice mencionou-o (não por acaso) durante a visita da delegação budista tailandesa, o que reforçou o diálogo entre as duas religiões

Há uma frase de Buda que o Papa Francisco gosta muito, e o pontífice não hesitou em citá-la durante a sua saudação à Delegação Budista da Assembleia Chetuphon Sangha da Tailândia, recebida a 17 de Junho de 2022 no Vaticano.

“Evita o mal, cultiva o bem e purifica a tua mente”, disse Buda, enquanto Jesus, o Papa afirmou, ensinou aos seus discípulos: “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vos ameis uns aos outros”. Dois pensamentos ‘paralelos’ e não em antítese um com o outro.

“Reconhecemos os valores de que são depositários”

“Temos uma profunda consideração pelos tesouros espirituais, morais e socioculturais”, acrescentou o Papa, “que vos foram dados através das vossas preciosas tradições. Reconhecemos os valores dos quais são depositários e partilhamos o desejo de que sejam preservados e promovidos. Esperamos um diálogo cada vez mais amigável e uma estreita cooperação entre as tradições que representa e a Igreja Católica”.

Paulo VI e o Décimo Sétimo Patriarca

O Papa Francisco falou com a delegação budista – composta por monges e leigos e que chegou ao Vaticano juntamente com vários representantes da Igreja Católica tailandesa – como Paulo VI fez em 5 de Junho de 1972, com Somdej Phra Wannarat, o décimo sétimo Patriarca Budista da Tailândia.

“Diálogo amigável entre as nossas tradições religiosas”

Nessa visita histórica ao Vaticano há cinquenta anos, “uma amizade e colaboração mútuas” foi estabelecida, como recordou o Papa Francisco, entre católicos e budistas tailandeses. E ao longo destas décadas, o pontífice acrescentou, “temos testemunhado um crescimento gradual e constante de ‘diálogo amigável e estreita cooperação’ entre as nossas duas tradições religiosas”.

A viagem de 2019

Finalmente, o Papa, escreve o Vatican News, mencionou a visita da delegação tailandesa há quatro anos e o acolhimento e hospitalidade que recebeu na Tailândia durante a sua viagem apostólica em 2019.

Tags:
DiálogoMalPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia