Aleteia logoAleteia logoAleteia
Segunda-feira 26 Setembro |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Como o Cardeal Cláudio Hummes influenciou na escolha do nome do Papa Francisco

Este artigo é exclusivo para os membros de Aleteia Premium
Election du pape François

Sputnik via AFP

Cardeal Hummes foi convidado a estar ao lado do recém-eleito Papa Francisco em sua primeira aparição pública após o conclave

Ricardo Sanches - publicado em 05/07/22

O arcebispo emérito de São Paulo era amigo de Bergoglio e estava ao lado dele durante o conclave

A história foi revelada em 2013. Durante um encontro com jornalistas na Sala Paulo VI, no Vaticano, o próprio Francisco, recém-eleito Papa, revelou como o Cardeal brasileiro Cláudio Hummes o influenciou na escolha do seu nome pontifício:

“Ao meu lado, nas eleições, estava o arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero, cardeal Claudio Hummes, um grande amigo. Quando a situação ficava um pouco perigosa, ele me consolava. Quando os votos chegaram aos dois terços, começaram a aplaudir, porque o papa tinha sido eleito. E ele me abraçou, me beijou e disse: ‘Não se esqueça dos pobres’. E aquela palavra entrou na minha cabeça: os pobres. Pensei em Francisco de Assis”.

Na época, a escolha do nome “Francisco” foi, de cara, vista pelo especialistas em Vaticano como um prenúncio de como seria o pontificado de Bergoglio: de humildade, simplicidade e aproximação. De fato, ele seria um Papa jesuíta que escolheu o nome do fundador de uma ordem diferente da sua. “Seria, então, um sinal de união dentro da Igreja?”, questionavam.

O Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, faleceu no dia 04 de julho de 2022 aos 87 anos, após lutar contra um câncer.

Tido como um grande articulador dentro da Santa Sé e conselheiro do Papa Francisco, ele falou sobre sua amizade com o Santo Padre numa entrevista de 2014:

“Conheço o Cardeal Bergoglio das reuniões em Roma. Nunca estive na casa dele em Buenos Aires, e ele nunca esteve na minha, porque não é muito de viajar. Trabalhamos na conferência de Aparecida, em 2007, que durou quase 20 dias. Foi ali que a gente mais se conheceu, mas já éramos amigos. Ele era um homem sempre muito discreto, não gostava de aparecer. Foi como Papa que, de repente, alguma coisa ocorreu e ele se tornou um homem com tanto carisma social, de comunicação.”

kardynał Claudio Hummes
Cardeal Cláudio Hummes faleceu no dia 4 de julho de 2022

O Cardeal Hummes estava ao lado do Papa Francisco na primeira aparição pública dele após o conclave. Dom Cláudio falou sobre o convite para estar junto ao Papa recém-eleito:

“Ele [o Papa] me chamou e disse: ‘Dom Cláudio, quero que você esteja ao meu lado neste momento’. E eu fui, mas ele não me explicou nada. Até hoje, nunca me disse nada. Claro que eu estava muito feliz, e os cardeais muito surpresos, porque nenhum cardeal vai ao lado do Papa naquela hora.”

000_DV1437323.jpg
Primeira aparição pública do Papa Francisco após o conclave. O Cardeal Hummes está à esquerda do Santo Padre

O Francisco de Assis e o Francisco de Roma

Dom Cláudio Hummes também falou sobre a simbologia do nome Francisco e a possível relação com o santo dos pobres:

“Em Buenos Aires, Bergoglio estava presente nas favelas e tinha um trabalho muito grande, de muitos anos ali. Sempre digo que o Papa encontrou sua identidade. Não que ele começasse a partir daí a ser Francisco. Ele já era Francisco antes e aquilo deu um clique. O seu passado era isso, embora fosse jesuíta. É um homem profundamente dedicado aos pobres.”

Este artigo é exclusivo para os membros Aleteia Premium

Já é membro(a)? Por favor,

Grátis! - Sem compromisso
Você pode cancelar a qualquer momento

1.

Acesso ilimitado ao conteúdo Premium de Aleteia

2.

Acesso exclusivo à nossa rede de centenas de mosteiros que irão rezar por suas intenções

3.

Acesso exclusivo ao boletim Direto do Vaticano

4.

Acesso exclusivo à nossa Resenha de Imprensa internacional

5.

Acesso exclusivo à nova área de comentários

6.

Anúncios limitados

Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Apoie o jornalismo que promove os valores católicos
Tags:
BrasilCardeaisPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia